A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras (AHBVTV) foi fundada a 11 de outubro de 1903, tendo as celebrações do seu 118º aniversário ocorrido no sábado.
O dia contou com um desfile de meios pelas ruas da cidade, uma missa celebrada na Igreja da Graça, uma sessão solene com entrega de capacetes e de condecorações e para terminar, um concerto comemorativo do Aniversário pela Banda de Música da AHBVTV.
A sessão solene contou com a presença de Laura Rodrigues, presidente da câmara de Torres Vedras, Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e da secretária de estado da administração interna, Patrícia Gaspar. Marcaram ainda presença José Correia, Presidente da assembleia geral dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, André Fernandes, comandante da autoridade nacional da proteção civil, Pedro Araújo, vice-presidente dos Bombeiros de Lisboa, Guilherme Ferreira, Presidente da Direção dos Bombeiros voluntários de Torres Vedras, presidentes de Juntas de Freguesia e vereadores da câmara de Torres Vedras, entre outras entidades.
A data ficou ainda marcada pela passagem ao Quadro de Honra, por atingir o limite de idade, do Comandante Fernando Barão que durante mais de 30 anos foi comandante desta corporação.
“São 50 anos de bombeiro, quase 31 de como comandante, são milhares de ocorrências. Milhares de incêndios, milhares de acidentes, milhares de tudo, todos os dias a todas as horas, sábados, domingos, feriados, de noite, de dia, quer chova ou faça sol aqui estive a frente dos meus homens” referiu emocionado o comandante Fernando Barão no seu discurso de despedida.
Pedro Araújo, vice-presidente dos Bombeiros de Lisboa, afirmou que o “histórico comandante Fernando Barão” escreveu “uma página em ouro” na história dos Bombeiros de Torres Vedras, do distrito de Lisboa e dos Bombeiros de Portugal.
Durante a cerimónia, Fernando Barão recebeu um Louvor público – pelo reconhecimento do esforço, dedicação, empenho e elevado profissionalismo – da autoridade nacional da proteção civil, da Liga dos Bombeiros Portugueses recebeu a Fénix de Honra, que segundo o seu presidente “só é dada aos melhores” e do ministério da administração Interna Fernando Barão recebeu a medalha de mérito de proteção e socorro (a ser entregue em cerimónia própria).
No seu discurso, a secretária de estado salientou a excelência da atuação deste corpo de bombeiros na missão de serviço público, afirmando que “são uma casa de referência, são efetivamente um corpo de bombeiros que tem feito história”. A secretaria de estado referiu que ainda “há pessoas que deixam uma marca, que são difíceis de substituir, mas não tem de ser substituídas” e que a obra que o comandante Fernando Barão deixou tem de ser continuada. Patrícia Gaspar deixou um “muito obrigado”, em seu nome e no do governo, a Fernando Barão pelos anos de entrega aos bombeiros e aos portugueses.
Com a saída do comandante Fernando Barão tomou posse Hugo Miguel Diogo Jorge, como 7.º Comandante dos Bombeiros de Torres Vedras.
De acordo com Guilherme Ferreira o novo comandante é “unanimemente reconhecido pelas suas capacidades de Bombeiro e de liderança” e afirmou estar certo que “é um digno sucessor de uma geração de Comandantes que souberam sempre servir a população de Torres Vedras e liderar uma das corporações mais prestigiada dos Bombeiros Portugueses”.
[Imagem: MAI e redes sociais]