Na passada 2.ª feira foi assinado um contrato de financiamento para a reabilitação da Capela da Madre Deus, situada na Zibreira, em Torres Vedras.
A intervenção na capela consistirá na reabilitação de paredes, do telhado e de vãos, na pintura de paredes exteriores, na substituição do pavimento interior e na reparação da instalação elétrica existente (o que incluirá a instalação de pontos de iluminação led), representando um investimento estimado de cerca de 90 mil euros.
O contrato, que garante um montante de 44.555,89€ para esta intervenção, surge da candidatura que a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira fez ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva (Subprograma 2).
Na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, realizada no interior da Capela da Madre Deus, estiveram presentes padre Thiago Leite da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira, Sónia Ramalhinho da Direção-Geral das Autarquias Locais, Joaquim Sardinha da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, entidades que assinaram o contrato. O contrato foi homologado por Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Os discursos da cerimónia estiveram a cargo do presidente da Junta da Freguesia da União das Freguesias da Carvoeira e Carmões, Nuno Pinto, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do padre Thiago Leite e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
A capela da Madre Deus da Zibreira é um templo católico de final do século XVIII que, primitivamente, pertenceu a uma quinta. De assinalável beleza, apresenta uma estética interior característica da época do reinado de D. Maria I.
[Imagens: CMTV]