A época balnear no concelho de Torres Vedras decorreu, este ano, entre os dias 17 de junho e 17 de setembro.
Tal como em anos anteriores, o projeto “Praia Segura” assegurou o patrulhamento dos 20 km de costa do Concelho, através de uma equipa de dois nadadores-salvadores e um veículo equipado para a prestação de assistência a banhistas (salvamento em meio aquático e prestação de primeiros socorros).
A equipa do “Praia Segura” percorreu 7.143 km (em 930 horas que esteve no terreno) tendo intervindo em 34 ocorrências:
- 23 prestação de primeiros socorros
- 5 acidentes aquáticos
- 3 salvamento ou recolha de animais
- 2 socorro a náufragos
- 1 apoio a resgate em arriba
A época balnear de Torres Vedras voltou a contar com praticantes de parapente e paramotor (projeto “Alerta | Parapente”) na prevenção e alerta para situações de perigo nas praias e zonas costeiras. Dos 127 voos realizados resultaram algumas intervenções, nomeadamente: avisos a caminheiros, desportistas e banhistas para situações de perigo e prestação de informações a pessoas que estavam a percorrer trilhos junto às arribas.
A autarquia de Torres Vedras atribuiu o Prémio Cidadania a Lucília Maria Miranda Lopes, enfermeira no Hospital de Torres Vedras, que se encontrava em lazer na Praia Formosa e procedeu ao salvamento de uma banhista, vítima de uma doença súbita no mar, tendo ainda iniciado as manobras de suporte básico de vida, que se tornaram vitais para a recuperação total da vítima.