Tomou posse o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Santa Maria
Desde o início do ano, que os centros de saúde de Mafra integram a nova Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria (ver artigo do Jornal de Mafra).
O novo Conselho de Administração da ULS Santa Maria tomou posse a 1 de fevereiro, com a seguinte constituição:
- Carlos das Neves Martins – Presidente do Conselho de Administração
- Miguel Carpinteiro – Vogal Executivo
- Francisco Matoso – Vogal Executivo
- Rui Tato Marinho – Diretor clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares
- Eunice Carrapiço – Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários
- Carla Martins Ribeiro – Enfermeira Diretora
Em carta enviada aos profissionais da ULS de Santa Maria, o Conselho de Administração afirma que “juntos cumpriremos com sucesso este novo desafio, servindo os nossos concidadãos que em nós confiam a sua qualidade de vida e a sua vida, contribuindo para o crescimento do SNS e honrando a ímpar história de todas as unidades que integram a ULS de Santa Maria”.
O Conselho de Administração realizará visitas a todas as unidades que integram a unidade (Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Pulido Valente e Centros de Saúde), para conhecer os seus profissionais e a responsabilidade quotidiana de cada unidade iniciando-se assim, um “trabalho em proximidade e com uma gestão participada”.
Área de influência da ULS de Santa Maria
- No concelho de Lisboa: As freguesias de Alvalade, Avenidas Novas, Benfica, Campolide, Carnide, Lumiar, S. Domingos de Benfica e Santa Clara
……………………………………… - No concelho de Mafra: As freguesias de Carvoeira, Encarnação, Ericeira, Mafra, Milharado, Santo Isidoro, União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira, União das Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça, União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés.
Em Mafra
No concelho de Mafra são 5 as unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde primários:
- 2 UCSP (UCSP Mafra Norte e UCSP Mafra Leste)
- 2 USF modelo A (USF D. João V e USF Ouriceira)
- 1 USF modelo B (USF Andreas)
Conta também com um polo da Unidade de Saúde Pública; um polo da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados com as respostas de Higiene Oral, Medicina Dentária, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social; e ainda uma Unidade de Cuidados na Comunidade com resposta de ECCI.
Em Lisboa
Em Lisboa a ULSSM conta com 17 unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde: 2 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP de Sete Rios e UCSP Santa Clara Lumiar), 3 Unidades de Saúde Familiar modelo A (USF Professor Guilherme Jordão, USF D. Amélia de Portugal e USF Monsanto, que inclui dois polos), 8 USF modelo B (USF Tílias, USF Rodrigues Miguéis, USF do Parque, USF das Conchas, USF da Luz, USF Carnide Quer, USF Benfica Jardim, USF Alvalade), 1 US da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (US de Telheiras) com contratualização e monitorização com o SNS e 3 Unidades de Cuidados na Comunidade.
Conta ainda com uma Unidade de Saúde Pública; uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, com respostas de Saúde Oral, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Nutrição; e uma Unidade de Apoio à Gestão.
[Imagem: ULSSM]