Os rapazes e o treinador foram já resgatados do interior da gruta em Chiang Rai, Tailânda.
Os 12 jovens, entre os 11 e os 17 anos, e o treinador da equipa de futebol, “Javalis Selvagens”, de 25 anos, estiveram 17 dias presos na gruta, tendo sido necessários 9 dias para os encontrar. Durante esses nove dias estiveram quase sem comida, sem luz e só beberam agua da chuva.
Desde a semana passada que o grupo era acompanhado, no local, por um médico e três mergulhadores dos comandos da marinha tailandesa, equipa que ainda se encontra no interior da gruta mas também eles deverão sair hoje.
Segundo a agência France Press “dois dos rapazes apresentavam infecções respiratórias estando a tomar antibióticos devido a sinais de pneumonia, embora sem grande gravidade.
Apenas os quatro primeiros resgatados já viram as famílias, através de uma janela de vidro.
O grupo ficou preso na gruta, no dia 23 de Junho, quando depois de um jogo de futebol foram explorar a área. Foram surpreendidos por inundações provocadas pelas fortes chuvas das monções, que bloquearam a saída da gruta. A equipa de resgate só os encontra 9 dias depois através de mergulho por túneis escuros e estreitos, cheios de água turva.
[Imagem: Jornal O Globo]