Surf | Tomás Fernandes e Joaquim Chaves organizam Local Kook Challenge
Sobre o evento
No próximo dia 8 de junho, a atmosfera vibrante da Praia do Matadouro, na Ericeira, será palco do Local Kook Challenge. Uma competição que desafia as normas do desporto, onde surfistas locais terão a oportunidade de impressionar alguns dos maiores nomes do surf português, que atuarão como jurados. O evento, decorrerá entre as 13h e as 19h, e promete não só competição, mas uma celebração da forte comunidade surfista.
A Local Kook Challenge é organizada por Tomás Fernandes e por Joaquim Chaves.
Após as competições, a festa continuará com um After Sunset Party, onde a música e a alegria encerraram o dia.
Data/hora/local
Data: 8 de junho
Horário: das 13h00 às 19h00
Local: Ericeira, Praia do Matadouro
A organização refere que este evento é “mais do que uma competição” é um “movimento para valorizar os laços dentro da comunidade surfista e fomentar um ambiente onde o espírito do surf é celebrado em todas as suas formas”.
“Este evento é uma verdadeira demonstração de inovação no mundo do surf. É uma oportunidade incrível para unir gerações e mostrar que o surf em Portugal é mais do que um desporto; é uma comunidade que valoriza o respeito mútuo e a admiração entre amadores e profissionais.”, Tomás Fernandes (atual líder da Liga MEO Surf)
” Este evento é a perfeita representação da cultura surfista, com uma missão clara de proporcionar uma competição amigável e profissional para amadores, permitindo-lhes mostrar os seus talentos em condições de alta qualidade.”, Joaquim Chaves (Campeão Nacional)
Surf
O surf é um desporto aquático que consiste em deslizar sobre as ondas do mar com uma prancha, efetuando, simultaneamente, diversas manobras com diferentes graus de dificuldade.
Este desporto, que é muito popular em todo o mundo, pratica-se em pranchas que, em média, pesam entre 3 a 7 kg (existem outras mais e menos pesadas, mas a tendência do mercado é fabricá-las cada vez mais leves) e medem entre 1,6 a 3,7 metros (5’3” a 12′). As pranchas são ligeiramente côncavas, dotadas de uma espécie de barbatana que funciona como estabilizador e podem atingir velocidades na ordem dos 55 quilómetros por hora.
Os surfistas deitam-se na prancha e com os braços dão impulso para ganhar velocidade. A determinada altura colocam-se em pé em cima da prancha e deslizam sobre o mar, na crista das ondas, enquanto efetuam manobras. É possível surfar com onda de apenas trinta centímetros de altura, mas quanto maiores forem, mais velocidade se ganha.
[Imagem: ESC]