Terminou, hoje em Kontiki Beach, Netanya, Israel, o Seat Pro Netanya e o dia não podia ter corrido melhor à surfista portuguesa Teresa Bonvalot. Para além de ter vencido a prova feminina, conquista o título europeu de surf e ainda uma vaga nas Challenger Series 2022 que dão acesso ao circuito mundial de 2023.
Na final desta manhã frente à basca Nadia Erostarbe, Teresa Bonvalot conseguiu uma onda de 9,63 pontos, a melhor de todo o evento (incluindo a prova masculina).
Teresa Bonvalot alcançou hoje a sua 3.ª vitória no circuito WQS
Apesar de faltar ainda uma etapa para o final do circuito – que se irá realizar na Caparica – a surfista de Cascais já garantiu matematicamente o título europeu – na prova da Caparica estão em disputa 1000 pontos e Teresa com 6150 pontos no ranking tem as adversárias mais diretas a somarem apenas 3600 pontos.
Na vice-liderança do ranking europeu estão duas portuguesas Kika Veselko e Mafalda Lopes, que dividem o posto com a basca Nadia Erostarbe.
Com uma campeã europeia e duas vice-campeãs, Portugal praticamente assegurou três das sete vagas femininas para o circuito Challenger Series 2022. Também Yolanda Hopkins, atualmente no 8.º posto do ranking pode ainda conseguir uma das vagas da Challenger Series.
Na prova masculina, Guilherme Fonseca foi o melhor surfista luso em Israel, ao conseguir o 9.º lugar, sendo que o melhor português do ranking é Francisco Almeida, no 15.º lugar.
Vasco Ribeiro, campeão nacional e europeu em título, que falhou a etapa israelita por lesão, é atualmente 20.º posto do ranking, posto que ainda pode melhor nas etapas da Caparica e de Santa Cruz, ambas de estatuto QS3000 (3000 pontos cada). No entanto, Vasco Ribeiro deverá estar seguro no circuito Challenger Series, através de wildcard (convite) da WSL (World Surf League).