Ontem, quando tudo apontava para a vitória da Espanha no Eurosurf 2023, eis que a comitiva portuguesa (bem ao estilo português) consegue dar a volta ao conquistar duas medalhas de ouro (Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes) e sagra-se Campeão da Europa.
Para além dos dois campeões nacionais Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes que conquistaram o ouro em surf, António Dantas e Raquel Bento conquistaram a prata no longboard.
Portugal dividiu o pódio com a Espanha (2.º lugar) e a Inglaterra (3.ºlugar). no final da tabela, em 16.º lugar ficou a seleção Belga.
No final da competição, David Raimundo, selecionador Nacional, afirmou que “foi um campeonato muito difícil e mais saboroso por isso. Sabíamos que a Espanha era um candidato muito forte, mas também tínhamos consciência do nosso potencial. As coisas não nos correram bem no início e ontem, depois da eliminação da Gabriela Dinis e do Guilherme Fonseca, pensámos que estava tudo perdido. Felizmente, conseguimos reagrupar-nos e viemos para esta final com a noção de que precisávamos de uma prestação quase perfeita. Acabou por ser assim. Esta é uma equipa incrível, e este é um dos dias mais felizes da minha carreira como treinador.”.
A seleção nacional foi representada no surf por Guilherme Ribeiro (Associação de Surf da Costa da Caparica), Guilherme Fonseca (Peniche Surfing Clube), Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube), Erica Máximo (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos), Gabriela Dinis (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos) e Mafalda Lopes (Associação de Surf da Costa das Caparica), enquanto António Dantas (Surfing Clube de Portugal) e Raquel Bento (NOCAS) foram os atletas em prova no longboard.
[Imagens: Santa Cruz Ocean Spirit]