Martim Carrasco, jovem surfista da Ericeira, que tem vontade de voltar ao mar e de poder surfar livremente, lançou ontem a nova época de surf com um vídeo realizado durante uma sessão de treinos na Praia dos Coxos, Ericeira.
Numa altura em que se prevê o regresso das provas oficiais, o surfista de 18 anos voltou à água de olhos postos nas competições nacionais e internacionais deste ano – Liga MEO e provas dos Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) em Portugal, Espanha e França.
“Na última semana, pude regressar ao mar e intensifiquei o meu treino para estar preparado para as competições. Quis marcar este início de época com algo inédito, diferente e que ao mesmo tempo mostre a importância do regresso ao mar em segurança. Esta é uma mensagem que quero transmitir e espero que todos a entendam. Já passámos demasiado tempo fora de água e cabe-nos a todos ser responsáveis para continuarmos a surfar”, Martim Carrasco.
Em época de pandemia, Martim surge no vídeo equipado com um fato de proteção, máscara e luvas, não existindo em Portugal registo de um surfista apanhar ondas equipado desta forma.
O surfista refere que foi “um bom desafio surfar as ondas dos Coxos, vestido e equipado desta forma. Para mim, não foi difícil apanhar as ondas nem executar as minhas manobras preferidas como alguns tubos e carves, como podem ver no vídeo”.
Martim Carrasco, atleta do Ericeira Surf Clube, foi Campeão Nacional de Esperanças (Sub-18) em 2019; vencedor de Juniores do Capítulo Perfeito em 2020 e Campeão do Circuito Billabong Ericeira em 2017.
O vídeo foi produzido na passada semana, na Praia dos Coxos, e foi filmado e editado por João Figueiredo, com o birdview de Diogo Penedo e música original de João Serra.