Surf | Afonso Pinto, Eva Luna e Davi Neves venceram a 1.ª etapa Circuito da Ericeira
No passado fim de semana realizou-se, na praia da Empa, a 1ª Etapa do Circuito Billabong Ericeira 2024, by Native Açaí.
Inicialmente agendada para a praia da Ribeira d’Ilhas a prova foi transferida para a praia da Empa, onde “o Reef e o Backdoor proporcionaram excelentes momentos de surf”.
Em prova estiveram 83 atletas, entre eles os mais consagrados Atletas do Ericeira Surf Clube.
Classificações finais
Open
1.º lugar: Afonso Pinto
2.º lugar: Afonso Antunes
3.º lugar: Martim Carrasco
4.º lugar: Cainã Barletta
Feminino
1.º lugar: Eva Luna
2.º lugar: Camila Cardoso
3.º lugar: Teresa Quina
4.º lugar: Francisca Miranda
Masters
1.º lugar: Davi Neves
2.º lugar: Xaninho Ferreira
3.º lugar: Axel Bellino
4.º lugar: Gonçalo Dias
A próxima etapa está prevista para decorrer a 15 e 16 de junho.
Surf
O surf é um desporto aquático que consiste em deslizar sobre as ondas do mar com uma prancha, efetuando, simultaneamente, diversas manobras com diferentes graus de dificuldade.
Este desporto, que é muito popular em todo o mundo, pratica-se em pranchas que, em média, pesam entre 3 a 7 kg (existem outras mais e menos pesadas, mas a tendência do mercado é fabricá-las cada vez mais leves) e medem entre 1,6 a 3,7 metros (5’3” a 12′). As pranchas são ligeiramente côncavas, dotadas de uma espécie de barbatana que funciona como estabilizador e podem atingir velocidades na ordem dos 55 quilómetros por hora.
Os surfistas deitam-se na prancha e com os braços dão impulso para ganhar velocidade. A determinada altura colocam-se em pé em cima da prancha e deslizam sobre o mar, na crista das ondas, enquanto efetuam manobras. É possível surfar com onda de apenas trinta centímetros de altura, mas quanto maiores forem, mais velocidade se ganha.