Terminou hoje, ao início da tarde, a 2ª etapa da Liga MEO Surf 2020, prova que define os campeões nacionais de surf. Os grandes vencedores foram Afonso Antunes e Carolina Mendes.
Na prova masculina o favoritismo apontava Frederico Morais como campeão da prova, mas o surfista de Cascais não encontrou muitas ondas no heat das meias finais e acabou eliminado por Miguel Blanco.
Na outra semifinal dois surfistas “da casa” mediram forças, Afonso Antunes e Henrique Pyrrait, a qual Afonso Antunes venceu com relativa à vontade.
No final em Ribeira d’Ilhas, o jovem ericeirense Afonso, de apenas 16 anos, conseguiu a primeira vitória da carreira na Liga MEO Surf, seguindo para a próxima etapa na liderança do ranking. Lugar que divide com Frederico Morais, mas como Afonso tem melhor seeding em relação ao ano anterior que Frederico, é o jovem que vai vestir de amarelo em Sintra.
“É dos dias mais felizes da minha vida. É um resultado merecido depois de tudo o que passei no início do ano, quando parti a perna. Trabalhei muito para estar aqui. Quero agradecer ao meu pai e treinador, mas também ao meu fisioterapeuta. Penso que ter chegado muito forte fisicamente a esta etapa acabou por ser um fator determinante. Agora vou dar tudo para vencer a próxima etapa”.
Afonso Antunes
Na prova feminina, Teresa Bonvalot foi eliminada por apenas 0,20 pontos nas meias finais frente a Yolanda Hopkins. Na outra meia-final, Carolina Mendes alcançou o melhor score de todo o evento: 18,25 pontos e com uma nota de 9,50.
Na final o equilíbrio manteve-se até aos últimos segundos e Carolina Mendes acabou por vencer Yolanda Hopkins por apenas 0,30 pontos.
“O meu batimento cardíaco ainda está muito forte. Estou muito feliz de ter vencido. Esta é uma onda que adoro e onde já tinha vencido. Na final foi muito difícil de encontrar ondas com potencial. Tive um erro no começo do heat, que me acabou por complicar a vida durante a bateria. Mas surgiu aquela onda a 10 segundos do final e consegui felizmente. Foi um bom heat, a Yolanda também está a surfar muito bom. Vou trabalhar para voltar a tentar vencer na próxima etapa”
Carolina Mendes
Resultados finais do Allianz Ericeira Pro:
Final masculina: Afonso Antunes 14,35 x Miguel Blanco 11,10
Final feminina: Carolina Mendes, 12,60 x Yolanda Hopkins 12,30
Ericeira Best Surfer: Afonso Antunes e Francisca Veselko
Somersby Onda do Outro Mundo: Teresa Bonvalot 9,60 pontos na 1.ª ronda
Renault Expression Session: Martim Paulino
Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): Afonso Antunes e Francisca Veselko
Bom Petisco Girls Score: Carolina Mendes, 18,25 nas meias-finais
A Liga MEO Surf segue agora para Sintra e de 1 a 3 de Agosto, a Praia Grande vai ser o lugar de disputa da terceira etapa do circuito, o Allianz Sintra Pro.
[Imagens: ans]
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!