Surf | Afonso Antunes (Ericeira SC) vence o Pantin Classic Galicia Pro
A Playa de Pantin na Galícia, em Espanha, foi o palco do Pantin Classic Galicia Pro, um evento da WQS da World Surf League (WSL) e um dos mais históricos do surf europeu.
O grande vencedor da prova masculina foi Afonso Antunes que aos 21 anos conquistou a primeira vitória da carreira no circuito da WSL e arrecada 3000 pontos para o ranking do circuito de qualificação europeu 2024/25. Esta vitoria deixa ainda Afonso Antunes na corrida pelas vagas para o circuito Challenger Series 2025, onde se discutirá o acesso ao circuito mundial.
Atleta do Ericeira Surf Clube, Afonso Antunes, que nos últimos dois anos não tem estado a competir a 100 por cento a nível internacional, no final da prova afirmou “ainda nem acredito no que aconteceu”, acrescentando “Estou a tremer. Agradeço a todos os que me apoiaram nestes dois anos em que não competi tanto. Quando cheguei a Pantín não estava a encontrar o ritmo e pranchas para este tipo de ondas. Mas, aos poucos, fui-me encontrando e isso é o melhor que levo deste evento. O meu sonho é chegar ao circuito mundial e vamos continuar a lutar por isso”.
No início da prova 5 segundos salvaram-no de ser eliminado e a partir dai Afonso Antunes teve uma trajetória ascendente. Na final frente ao francês Jorgann Couzinet, Antunes conseguiu uma onda que lhe valeu 8 pontos e o levou à vitória.
Na prova masculina o 2.º português melhor classificado foi Joaquim Chaves que ficou na 17.ª posição.
A prova feminina foi ganha pela francesa Tya Zebrowski e duas portuguesas dividiram o 3.º lugar, são elas Teresa Bonvalot e Francisca Veselko.
[Imagens: WSL]