Risco de incêndio | Situação de calamidade decretada nos municípios afetados pelos incêndios
Depois da realização de um Conselho de Ministros Extraordinário, o primeiro-ministro anunciou, ontem à noite, que foi decretada a situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios.
Dado que as previsões meteorológicas apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio rural”, os Ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, da Saúde, das Infraestruturas e Habitação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas determinaram a “Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente”.
O País está em Situação de Alerta desde as15 horas do dia 15 de setembro, inicialmente terminaria até às 23h59 do dia 17 de setembro (ver artigo), mas o governo resolveu prolongar a mesma até às 23h59 do dia 19 de setembro.
Foi estabelecida a “proibição dos trabalhos de colheita de culturas agrícolas com a utilização de máquinas, nomeadamente ceifeiras debulhadoras, e a realização de operações de exploração florestal de corte, rechega e transporte, entre o pôr do sol e as 11h00”.