A Câmara Municipal de Mafra foi a única câmara do país a mandar construir uma autoestrada, a A21, agora a câmara de Sintra deu os primeiros passos para se tornar a única câmara municipal do país a deter um hospital. Este novo hospital servirá 400 mil utentes e localiza-se no bairro da Cavaleira, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Abriu ontem um concurso internacional destinado à construção do novo Hospital de Sintra, num investimento de 50 milhões de euros (num concurso anterior, no valor de 40 milhões, não surgiu nenhuma proposta que respeitasse o valor estipulado). A adjudicação da obra e o início das obras deverão correr no mês de julho, portanto, muito a tempo das eleições autárquicas que deverão ocorrer em finais de setembro.
Neste negócio, a Câmara de Sintra assume os custos da construção, cabendo ao estado a aquisição e a instalação do equipamento (22 milhões de euros).
O novo hospital disporá de vários serviços, nomeadamente, “serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, […] Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, Unidade de Esterilização e ainda um espaço para ensino e formação”.
[imagem:CMS]