Foi inaugurado a 4 de fevereiro, o parque da Reserva Arqueológica de S. Marcos, num investimento da Câmara Municipal de Sintra (CMS) orçado em cerca de 125 mil euros.
O parque, que tem uma área total de 3.135 m² “visou revitalizar, diversificar e melhorar a área envolvente da Reserva Arqueológica de S. Marcos promovendo condições para a prática de atividades lúdicas, que envolvem jogos tradicionais no chão como a malha, o pião, a macaca entre outras modalidades e até mesmo a realização de futuras competições”.
Em nota de imprensa, a CMS revela que “neste terreno encontram-se soterrados vestígios arqueológicos do séc. III a. C. ao séc. VII d. C., que demonstram a existência de um povoado proto-histórico e da época Romana. Aqui foram registados nas décadas de 1970 e 1980 vários compartimentos habitacionais e recuperados abundantes objetos de uso quotidiano, que permitiram definir a extensão da área patrimonial e preservá-la”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sintra.
A intervenção neste espaço destina-se também a permitir que no futuro seja possível investigar esta a área arqueológica e musealizando-a, entrega-la para usufruto público.
[imagem: © CMS]