Um edifício situado na Travessa João de Deus, no centro de Sintra perto da estação de comboios, foi ontem ao final da tarde evacuado e selado pela Proteção Civil de Sintra devido ao risco de derrocada.
Os danos no edifício agravaram-se com as últimas chuvadas e o edifício terá sofrido uma “deslocação” existindo no piso inferior um desnível de pelo menos cinco centímetros. Portas e janelas encontrar-se-ão fora de esquadria e as fendas e fissuras nas paredes interiores e exteriores são bem visíveis.
Uma vez que o edifício só será reaberto quando estiverem reunidas todas as condições de segurança, e de modo a salvaguardar as 6 pessoas que lá residiam, Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, tomou a decisão de retirar as pessoas do edifício.
Não houve necessidade de realojar os moradores “temporariamente desalojados” uma vez que os mesmos vão ficar em casa de familiares.
O proprietário do imóvel vai ser notificado e terá de realizar as devidas obras de vedação e contenção do imóvel e depois da avaliação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) acerca do grau de gravidade das fendas, terá de realizar obras de conservação ou de reconstrução.