As obras de construção do novo Centro de Saúde de Agualva têm como data prevista para a sua conclusão, o mês de janeiro de 2019. A autarquia de Sintra cedeu o terreno e financia em 30% do valor da construção, 1 milhão e 100 mil euros.
Esta nova unidade de saúde familiar irá abranger 30 400 utentes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e localiza-se junto ao mercado de Agualva. O Centro de Saúde de Agualva vai contar com duas unidades de saúde independentes e três pisos.
“A Unidade de Saúde Familiar (USF 1) disponibilizará um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis, uma zona de apoio comum, sala de espera e receção.
A Unidade de Saúde Familiar (USF 2) será composta por uma entrada/ receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, igualmente um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis, oito gabinetes de consultas médicas e uma sala de reuniões e outra para o pessoal com cafetaria.”
Segundo o município neste “momento está em curso a execução da tela da cobertura, pavimentação cerâmica, eletricidade AVAC e rede de águas e esgotos”.
De acordo com o plano estratégico da câmara de Sintra na área da saúde, serão construídos 5 novos centros de saúde: Queluz (já em funcionamento), Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, num investimento de oito milhões de euros e um novo Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros.