Sintra aprova criação de hortas solidárias na Quinta das Nogueiras

 

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de um concurso público para a criação de hortas solidárias na Quinta das Nogueiras, na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, no valor de 155 mil euros.

A Horta Solidária da Quinta das Nogueiras contará com 14 talhões, dos quais dois são dedicados a pessoas com mobilidade condicionada, que ao contrário dos restantes são acedidos pela praça central, numa área total de 573 m2 junto à margem poente da Ribeira do Jamor, em Monte Abraão, integradas no Eixo Verde e Azul.

“A criação de hortas solidárias é o tipo de projeto que reforça o conceito de comunidade e que valoriza o espírito de solidariedade alicerçado no valor dos recursos naturais. É um projeto de desenvolvimento sustentável, que promove a inserção e inclusão social, através do cultivo dos solos para apoio à subsistência das famílias”, afirma Basílio Horta, presidente da câmara.

Cada conjunto de duas unidades hortícolas é acedido pelo mesmo acesso comum e dispõem de um abrigo modular próprio destinado a guardar os materiais e ferramentas para a prática hortícola, além se servirem para a conservação de bancos de sementes – elemento fundamental na sustentabilidade de qualquer horta.

O programa municipal de hortas solidárias pretende disponibilizar parcelas de terreno municipal para cultivo, contribuindo para a promoção da inserção e social, assim como redescobrir, preservar e incentivar o uso de práticas agrícolas tradicionais, bem como o modo de produção biológica, proporcionando a proximidade com o meio ambiente e com a realização de atividades para as famílias na área da educação e sensibilização ambiental.

Consulte, aqui, o regulamento das hortas solidárias de Sintra.

[Imagem: CMS]

Partilhe o Artigo

Leia também