Os serviços do SAP de Mafra, ao qual estão alocados os 82.500 habitantes do concelho, são assegurados por “médicos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, com recurso a horas extraordinárias e com grande sobrecarga desses profissionais”, tendo também, desde Novembro, alguns turnos assegurados “por médicos de uma empresa contratada em regime de prestação de serviços”.
De modo a “obter uma resposta ainda mais eficaz a um serviço que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, usufruindo da credibilidade e estabilidade que as Misericórdias oferecem”, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Santa Casa da Misericórdia de Venda do Pinheiro (SCMVP) assinaram um acordo de cooperação de modo a assegurar o serviço de Atendimento Complementar (AC) – SAP – de Mafra já a partir do próximo mês de Abril.
O serviço irá continuar a funcionar no mesmo local, uma vez que os médicos que irão ser alocados pela SCMVP, prestarão serviçonas actuais instalações do SAP.
Com este acordo, a ARSLVT pretende “promover o acesso e a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde, fatores que contribuem decisivamente para o aumento da satisfação das pessoas e para a obtenção de ganhos em saúde”.
Contactada a direcção da Misericórdia da Venda do Pinheiro, não foi possível chegar à fala com a direcção da instituição.