Roteiro Bio-Cultural gratuito no “coração” da Serra de Sintra

 

No próximo sábado,15 de outubro, o Município de Sintra vai promover mais um Roteiro Bio-Cultural, desta vez no “coração” da Serra de Sintra, com um percurso pedestre com partida e chegada ao Santuário da Peninha.

O roteiro vai percorrer áreas densamente arborizadas, que ostentam marcas inigualáveis de biodiversidade, a que se associa património como o Tholos do Monge e a Anta de Adrenunes.

 

Data: 15 de outubro
Hora: 09h15
Ponto de encontro: parque de estacionamento da Peninha

Percurso circular, com uma extensão de 6 km

Inscrições (aqui) limitadas a 30 participantes.

 

Sinopse: O percurso pedestre decorre, assim, a 488 metros de atitude, em torno do Santuário da Peninha, construído por devoção popular, na sequência de uma suposta aparição de Nossa Senhora a uma pobre pastora. Um conjunto arquitetónico composto, ainda, pela secular ermida de São Saturnino e um palacete romântico-revivalista mandado construir, em 1918, por António Augusto Carvalho Monteiro, proprietário da Quinta da Regaleira. Os participantes serão encaminhados, ainda, pela floresta mágica do Monte da Lua, contactando com o Tholos do Monge e a Anta de Adrenunes.

Este roteiro vai revelar alguns dos principais valores do Parque Natural de Sintra-Cascais, que se estende do limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, para sul até à Cidadela de Cascais, constituindo a Serra de Sintra, com uma atitude máxima de 528 m, o principal elemento territorial, a que se juntam uma extensa área rural e uma belíssima faixa costeira.​ Parte deste parque natural, correspondente a uma área da Serra de Sintra, está classificada ainda como Património da Humanidade pela UNESCO.

[Imagens: SMAS Sintra/ montagem de capa: Jornal de Mafra]

Partilhe o Artigo

Leia também