Ronaldo: A Serpente masculina (e virgem) que deu à luz 14 filhotes
Uma jiboia-arco-íris brasileira de 1,8 metros chamada “Ronaldo”, que vive no City of Portsmouth College, em Portsmouth, Inglaterra, deu que falar esta semana.
A cobra de 13 anos classificada como macho há nove anos por um veterinário, e que pelo menos durante estes nove anos (os últimos dois em City of Portsmouth College) não teve contacto com nenhuma outra cobra, deu à luz 14 bebés.
A descoberta foi feita por um aluno durante uma inspeção de rotina ao viveiro, apesar de nos últimos tempos Ronaldo parecer “um pouco mais gordo do que o habitual, como se tivesse comido uma grande refeição” a equipa do City of Portsmouth College nunca pensou que ele, ou melhor, ela, estivesse grávida.
Especialistas em répteis, já explicaram que o nascimento se “deveu ao fenómeno raro da partenogénese, que se trata de uma forma natural de reprodução assexuada, onde os embriões se desenvolvem sem fertilização” (os bebés são clones da mãe, embora com marcas ligeiramente diferentes).
Em todo o mundo, esta foi a terceira serpente da sua espécie, em cativeiro, sobre a qual há registo de um caso de partenogénese.
Segundo o Jardim Zoológico, as jiboia-arco-íris brasileiras são “serpentes com coloração castanha ou avermelhada e anéis pretos. Na cabeça distinguem-se três riscas pretas paralelas. A pele é suave e coberta por escamas iridescentes. Apresenta dentição aglifa (dentes cónicos não-inoculadores de veneno) e fossetas termossensoriais através das quais consegue detectar, em plena escuridão, as presas de “sangue quente” (homeotérmicas)”.
[Imagem: City of Portsmouth College]