O INE (Instituto Nacional de Estatística) divulgou hoje os resultados preliminares dos Censos 2021.
Os censos revelaram que vivem atualmente em Portugal 10 347 892 pessoas representando um decréscimo populacional de 2,0% relativamente aos últimos censos (2011), verificando-se que a população portuguesa se concentra cada vez mais no litoral e junto de Lisboa, com a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve à cabeça e o Alentejo é a região do país que mais perde população.
Mafra faz parte dos 5 municípios que registaram variações populacionais mais significativas mostrando o 2.º maior crescimento populacional entre 2011 e 2021, apenas suplantado por Odemira.
No extremo oposto estão os concelhos Barrancos, Tabuaço, Torre do Moncorvo e Nisa.
Os 10 Municípios mais populosos são Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Cascais, Loures. Braga, Almada, Matosinhos e Oeiras e embora se verifique um decréscimo populacional, o total de agregados familiares cresce ligeiramente em todo o país, à exceção do Alentejo, onde o seu número decresceu 3,6%. No entanto, a dimensão média dos agregados é de 2,5 pessoas, valor que se reduziu em 0,1 face ao valor de 2011.
O número de edifícios e de alojamentos destinados à habitação registou um ligeiro crescimento, no entanto, o crescimento do parque habitacional entre 2011 e 2021 é bastante inferior ao verificado na década anterior.