Reino Unido

Reino Unido

Reino Unido

 

O Reino Unido é um país localizado no noroeste da Europa, composto por quatro nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, cobrindo cerca de 243 000 km2. A sua capital é Londres, uma das cidades mais influentes do mundo. O país tem uma longa história, marcada pela formação do Império Britânico, que foi um dos maiores da história, influenciando diversas culturas e sistemas políticos em todo o mundo.

A sua população foi estimada em cerca de 67,6 milhões habitantes em 2022, sendo a Inglaterra a região mais densamente povoada, com 438 habitantes por km², e a Escócia a menos povoada, com 70 habitantes por km².

O Reino Unido é uma monarquia constitucional e um sistema parlamentar, tendo o Rei Charles III como chefe de Estado e um primeiro-ministro como chefe de governo. A economia britânica é uma das mais desenvolvidas do mundo, com destaque para os setores de finanças, tecnologia, indústria e turismo.

O país também é conhecido pela sua cultura rica, com ícones como Shakespeare, Beatles e Harry Potter. Além disso, a sua geografia é diversa, com paisagens que vão desde as montanhas das Terras Altas da Escócia até as praias da Cornualha.

A religião oficial do país é a Anglicana (protestante), sendo o Rei como chefe da igreja Anglicana.

Clima

Clima temperado, com níveis altos de pluviosidade. Entre novembro e fevereiro, as temperaturas descem até perto 0º graus em Londres e valores frequentemente negativos nas regiões do Norte.

Língua

A língua oficial é o inglês.

Moeda local / sistema bancário

A moeda corrente no Reino Unido é a libra esterlina (Sterling Pound). Para além das casas de câmbio, que o viajante encontrará facilmente, quer nos aeroportos e estações de comboios, quer pela cidade, existem caixas automáticas de Multibanco.
São aceites todos os meios de pagamento comummente utilizados (cartões de crédito, transferências internacionais e pagamento em numerário). O Reino Unido dispõe de um mercado bancário e financeiro muito ativo. Alguns estabelecimentos comerciais aceitam pagamentos em euros. A rede ATM funciona bem.

Diferença horária

A hora do Reino Unido está adiantada 1 hora relativamente à de Lisboa.
(Exemplo: 19h00 em Lisboa corresponde a 20h00 em Reino Unido).

Regime de entrada e estadia

A partir de 1 de outubro de 2021, os cidadãos portugueses não residentes (sem settled/pre-settled status) necessitam de Passaporte para entrar no Reino Unido, tendo o prazo de validade do passaporte que cobrir todo o período de estadia no Reino Unido.
Desde 2 de abril de 2025, os cidadãos europeus que pretendem visitar o Reino Unido para turismo, negócios, estudo (até seis meses) deve
m solicitar uma Autorização Eletrónica de Viagem (ETA) antes de viajar. O pedido é feito online e o processo é bastante simples, bastando:
— Preencher um requerimento através da app ETA do Reino Unido ou do website oficial do governo do Reino Unido;
— Fornecer os dados pessoais e do passaporte;
— Partilhar uma foto digital (tipo passe);
— Responder a questões de segurança;
— Pagar uma taxa de £10.

Os viajantes são aconselhados a solicitar o ETA com bastante antecedência para evitar interrupções na viagem.
Uma vez concedido, o ETA é válido por dois anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro. Durante este período, poderá utilizá-lo para múltiplas viagens ao Reino Unido.

Condições de segurança

Nos locais públicos os turistas/viajantes não devem abandonar sacos ou malas que transportem, pois os mesmos serão recolhidos pela polícia e posteriormente destruídos.

Na rua os turistas/viajantes devem:
— ter atenção ao atravessar as ruas, pois o trânsito circula em sentido inverso em relação ao de Portugal;
— acautelar roubos de malas, carteiras e máquinas fotográficas, comuns nas zonas mais turísticas. São frequentes os furtos de documentos de identidade, pelo que se recomenda não circular com todos os documentos de identidade (BI, Cartão de Cidadão, Passaporte e outros);
— ter o cuidado de comprar bilhetes de teatro ou para concertos somente a vendedores credenciados, não cedendo às ofertas que muitas vezes são feitas por “vendedores de rua”;
— utilizar apenas táxis que tenham licença (a placa com a licença deve estar visível no exterior do veículo);
— ter o cuidado de circular por zonas bem iluminadas e movimentadas, sobretudo à noite, à semelhança de todas as grandes cidades.

Transportes

Transporte aéreo
Todas as grandes cidades são servidas por aeroportos internacionais, havendo em Londres, para além do aeroporto de Heathrow (ligação rede de metro a Londres), os de Gatwick (ligação ferroviária à estação de Victoria, no centro de Londres), Stanstead, Luton e City. Existem igualmente aeroportos nas grandes cidades de Birmingham, Manchester, Liverpool, Edimburgo, Glasgow e Belfast, entre outras. A companhia de aviação de bandeira nacional é a British Airways. Várias companhias “low cost” viajam de e para Portugal.
Existem voos para Portugal a partir de Londres, Birmingham, Bristol, Manchester, Liverpool, Edimburgo e Belfast. De notar ainda que, devido às medidas antiterroristas em vigor, os viajantes deverão ter em atenção a proibição de captura de imagens/filmagens em aeroportos e infraestruturas aeroportuárias.

Transporte rodoviário
O Reino Unido, e a Inglaterra em particular, são servidos por uma rede nacional de autoestradas gratuitas com boas acessibilidades, devidamente sinalizadas quanto às regras de trânsito e quanto às alternativas a itinerários.
O viajante deverá ter presente o congestionamento do trânsito em muitos centros urbanos, especialmente nos acessos e dentro de Londres. Existe uma taxa diária de circulação automóvel (congestion charge) aplicável aos veículos que procurem entrar na zona central da cidade. Também algumas autoestradas, devido ao volume de tráfego, podem estar congestionadas.
As cartas de condução portuguesas são aceites.

Transporte ferroviário
As grandes cidades estão servidas por redes de Metropolitano, sendo a mais célebre o famoso “Tube”, de Londres. Este metropolitano oferece uma grande cobertura da cidade, embora por vezes se verifiquem atrasos prolongados ou paragens. Sugere-se a aquisição do passe “Oyster Card”, válido para o metropolitano e autocarros.

Saúde

Os cidadãos portugueses continuam a ter direito a assistência médica no país, ao abrigo do Acordo de Comércio e Cooperação celebrado entre o Reino Unido e a União Europeia. Em caso de emergência e necessidade devem dirigir-se ao Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), e serem portadores de documentos de identificação, bem como, do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). De referir, sem prejuízo, que os serviços privados de saúde são em regra bastantes caros, pelo que se recomenda a aquisição de seguros de viagem.
As ambulâncias de emergência médica estão disponíveis através do telefone 999 e 112, para casos de doença súbita, colapso ou acidente.

Telecomunicações

O viajante encontrará facilmente todos os meios de acesso à informação e telecomunicações atualmente disponíveis, designadamente rede operadores telemóvel (sujeito a roaming), telefones públicos e rede Internet (aqui de resto acessível através dos inúmeros terminais disponibilizados em cafés e outros estabelecimentos).

[Informação: MNE]


Londres
Partilhe o Artigo

Comentário