Registado sismo de magnitude 3 com epicentro em Sesimbra
Depois do sismo da semana passada de magnitude 5.3 que foi sentido um pouco por todo o País, esta madrugada a terra voltou a tremer em Portugal Continental.
Esta madrugada, 5 de setembro, pelas 02h26 ocorreu um sismo de magnitude 3.0 (Richter), com epicentro localizado a cerca de 30 km a Sul de Sesimbra, em zona submersa.
Este sismo, segundo o IPMA, “deverá ter sido sentido com fraca intensidade, possivelmente com grau máximo III (MM56) nos concelhos de Setúbal, Sines e Sesimbra e eventualmente nalguns outros locais do distrito de Lisboa”.
De acordo com o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo não causou danos pessoais ou materiais.
O IPMA refere ainda que o sismo sentido esta madrugada se “insere-se na atividade normal do território” e que não é “indicativo de um aumento da sismicidade em Portugal”. Acrescentando ainda que “não é possível estabelecer relação entre este sismo e o que ocorreu no passado dia 26 de agosto”.
Já ontem, 4 de setembro, o IPMA havia reportado um sismo de magnitude 1.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Este-Sudeste de Benavente. Sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) no concelho de Benavente (Santarém), também não causou danos pessoais ou materiais.
Segundo dados do IPMA todos os dias ocorrem cerca de 1000 sismos com magnitude entre 2 e 2,9.
“O território do continente, assente na placa euro-asiática, caracteriza-se por uma sismicidade de nível intermédio em termos globais, quer em termos de magnitude, quer em termos de frequência”.