Decorreu ontem à noite, na sede concelhia de Mafra do Partido Socialista, a apresentação da única lista que se apresenta às eleições para o novo mandato da comissão política daquele partido, respeitante a 2020/2022, sob cuja direção política serão preparadas as próximas eleições autárquicas.
A lista é encabeçada por José Graça e quer pela sua composição, quer pelo programa que a enforma, pode ser considerada como de continuidade política relativamente aos três mandatos de Sérgio Santos, nos últimos 8 anos.
Numa sala onde pontuavam uma quinzena de socialistas, a apresentação da lista esteve a cargo de Renato Santos e do próprio José Graça. Sérgio Santos, que ocupa o último lugar da lista, fez uma pequena intervenção inicial, tendo deixado a substância da apresentação para os restantes constituintes da mesa.
José Graça afirmou que a sua liderança se orientará por três objectivos principais, aprofundar a unidade e a fraternidade entre todos os militantes da concelhia, procurar mais adesões e homenagear os militantes mais antigos.
Afirmando que muitas das conquistas do atual executivo do PSD resultaram de ideias originais do PS, referindo como exemplo, a reabilitação dos carrilhões, tema dizem, lançado pelo PS Mafra já em 2011 e que só foi resolvido durante a vigência de um governo socialista, o mesmo tendo ocorrido com o Porto da Ericeira e com os novos centros de saúde, o PS Mafra aponta a mobilidade e a segurança rodoviária, nomeadamente, a inserção de luzes led no asfalto para marcas as passadeiras, e os problemas relacionados com a sustentabilidade em que se enquadra a laboração da Tratolixo, constituem alguns dos principais pontos do programa desta lista a pensar nas próximas autárquicas, nas quais, o PS pretende concorrer a todas as estruturas autárquicas, Câmara, Assembleia Municipal e às 11 freguesias.
O PS Mafra, embora reconhecendo que o trabalho político no concelho de Mafra é muito difícil, mostra-se confiante em ganhar mais freguesias, apostando em manter a Igreja Nova, e tendo como apostas fortes, entre outras, as freguesias de Mafra e da Malveira, onde, segundo aquela força política, o PSD terá feito um pior trabalho.
Este foi também o momento escolhido por Elísio Varandas, Presidente da Junta de Freguesia da Igreja Nova e Cheleiros, para aderir ao PS.
A lista de José Graça reúne as caras mais conhecidas e mais ativas deste partido no concelho, destacando-se Ana Ivo da Silva (que deverá candidatar-se à junta da Ericeira), Renato Santos (mandatário da lista), Pedro Tomás (que deverá candidatar-se à junta de Mafra), Miguel Samora, Júlio Lopes, Leila Alexandre e o próprio Sérgio Santos, que surge em último lugar na lista.