Decorrem os trabalhos na Linha do Oeste, no troço entre Mira Sintra – Meleças e Torres Vedras, numa extensão de 43 quilómetros que abrange os concelhos de Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, estes trabalhos “pretendem melhorar a eficiência e a competitividade do sistema ferroviário, através do aumento da capacidade, segurança e fiabilidade da exploração, com a redução dos tempos de trajeto e das emissões de CO2.”.
A empreitada de Modernização do troço da Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras (excl.) compreende a execução dos seguintes trabalhos:
- Construção de desvios ativos, para cruzamento de comboios, com uma extensão de 16 km, o Desvio Ativo 1 entre a estação de Mira Sintra-Meleças e o apeadeiro da Pedra Furada e o Desvio Ativo 2 entre a estação da Malveira e o Pk 44+300;
- Eletrificação integral do troço no sistema 2 x 25KV / 50 HZ;
- Estabilização de taludes e construção de muros de suporte;
- Benefeciação em cinco estações e seis apeadeiros, com o alteamento de plataformas e a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada;
- Construção de uma subestação de tração elétrica em Runa e postos autotransformadores;
- Automatização e supressão de Passagens de Nível;
- Construção de nove passagens desniveladas;
- Reabilitação estrutural do túnel da Sapataria e rebaixamento da plataforma ferroviária para colocação de catenária nos tuneis de Sapataria, Boiaca, Cabaço e Certã;
- Instalação do Sistema Eletrónica, Telecomunicações e GSM-R;
- Instalação do Sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção.
O investimento nesta empreitada é de 61,5 milhões de euros, cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Plano Ferrovia 2020.
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