Programa da 8.ª edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras
Arranca no domingo, 14 de janeiro, a 8.ª edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras.
“Uma festa do órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados, conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.” CMTV
Tal como nas edições anteriores, o ciclo conta com três grandes concertos e quatro miniconcertos “à la carte”. Os concertos são gratuitos e realizam-se todos na Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras.
O primeiro concerto do VIII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é já no dia 14 de janeiro, pelas 16h00, um concerto pela Paz no Mundo, com a soprano polaca Patrycja Gabrel, Duncan Fox no Violone e Daniel Oliveira ao órgão histórico “Bento Fontanes” de 1773.
O Calendário dos concertos é o seguinte:
14 de janeiro
16h00 – Concerto pela Paz “De Monteverdi a Gerswhin”
Sendo o mês de janeiro conhecido pelo mês da paz e sabendo dos eventos que assolam o mundo, este concerto intitula-se “concerto pela paz” onde esperemos que a boa energia desta música seja uma espiral de paz para o mundo. Um recital dedicado ao repertório italiano do primeiro barroco onde a temática do “Amor” e “Paz” estão bem presentes e onde o dramatismo criado pela fusão entre música e palavra, convidam o ouvinte a experiências emotivas fortes e ímpares. Ousando na linguagem musical, será a primeira vez que ouviremos Gerswhin ou a famosa peça “Somewhere over the rainbow” tocada num órgão histórico de 1773!
Um programa ousado, emotivo, forte e interativo, onde as práticas musicais do passado se ligarão a estéticas bem contemporâneas!
Grupo: “Afecto In Trio” / Patrycja Gabrel, Soprano / Duncan Fox, Violone / Daniel Oliveira, Órgão
…………………………
4 / 11 / 18 e 25 de março
13h15 – Concerto “À la carte”
Durante todas as segundas-feiras de março, os concertos “À La Carte” visitam novamente o quotidiano torriense. Concertos de 15 minutos, na Igreja da Misericórdia, onde o público escolhe, o organista toca e no final, um café!
Este ano contando com um “cardápio” musical bem diversificado, mas sempre conhecido do grande público, desde a famosa Avé Maria de Franz Schubert, passando pela música de Elton John e terminando com Scott Joplin.
Uma autêntica degustação musical à hora do almoço!
…………………………
17 de fevereiro
21h00- Candlelight Concert ” Paisagens musicais de louvor a Maria”
Um íntimo concerto à luz das velas, contando com a presença do organista Josep Solé e Coll, principal organista do Vaticano e um dos mais conhecidos organistas da atualidade que interpretará música renascentista e barroca de louvor a Maria, contando com a presença da Cameratinha de Torres Vedras. Um autêntico diálogo entre nacões, povos e línguas onde claramente a música se tornará o elo de ligação entre Torres Vedras e Roma em perfeita harmonia.
Um concerto bem próximo e meditativo, adequado ao tempo da quaresma, o qual já começou a ser vivido, onde o público pode contemplar a beleza de um coro infantojuvenil de Torres Vedras, mostrando o grande trabalho aqui realizado, cantando peças de Perosi, Andrade Nunes ou António Cartageno.
Grupo: Cameratinha de Torres Vedras / Josep Solé e Coll, Órgão / Jorge Leiria, Maestro
…………………………
24 de março
16h00 – Órgão em Duo “Recital de Órgão e Canto”
Este concerto é claramente uma viagem até aos séculos XVII e XVIII, revitalizando essas mesmas práticas de acompanhamento entre o instrumento e a voz, através da técnica do baixo contínuo, nas principais catedrais da Europa. Música portuguesa, espanhola, italiana, entre outras, serão aqui interpretadas quer a solo, quer em duo.
Um interessante programa contando com duas das maiores personalidades da música erudita em Portugal, onde a experiência, maturidade e bom gosto tornarão este concerto um momento único.
Ana Paula Russo, Soprano / António Duarte, Órgão
…………………………………..
Este ano o programa inclui um workshop de música e relaxamento, Método Feldenkrais (1), para toda a família.
O workshop está agendado para dia 16 de março (às 10h00), terá lugar no Centro de Artes e Criatividade e é de participação gratuita, mas requer inscrição prévia (cultura@cm-tvedras.pt ou 261 320 749) uma vez que a participação está limitada a 30 pessoas.
(1)Método “Feldenkrais” é um processo de aprendizagem somática ensinado em sessões individuais ou em grupo, que consiste em aprender com o movimento e com o contacto do próprio corpo.