De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na próxima semana irá manter-se a “anomalia da precipitação total”, ou seja, acima do normal “da climatologia do modelo #ECMWF com base nos últimos 20 anos, em especial na região do Minho e Douro Litoral”.
A previsão do IPMA aponta para “tempo chuvoso, em especial na região a norte do sistema montanhoso Montejunto Estrela, no entanto com menor persistência e intensidade de precipitação” que a semana passada.
Com a aproximação de uma nova superfície frontal, a partir de 4.ª feira, 8 de novembro, admite-se uma “probabilidade de ocorrência de precipitação moderada é de 30-70%”.
Quanto ao vento, este irá soprar fraco a moderado do quadrante oeste, podendo “soprar por vezes forte nas terras altas”.
Embora a temperatura máxima se deva manter abaixo de 22°C, ao longo da semana, o IPMA prevê “uma pequena descida no início da semana”.
Nos dias dia 6 e 7 de novembro, a temperatura mínima irá variar entre 0-5°C nas regiões do interior Norte e Centro e entre 5-14°C nas restantes regiões.
A agitação marítima irá permanecer forte no início da semana.