De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o período do fim de ano será caracterizado pela “aproximação e passagem de uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.
O comunicado emitido pelo IPMA é o seguinte:
O estado do tempo para o território continental no período compreendido entre 30 de dezembro e 1 de janeiro será caracterizado pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica.
Para o fim-de-semana da passagem de ano, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde de dia 31, estendendo-se ao resto do território ao longo do dia 1 de janeiro. Com a informação disponível, prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a Passagem de Ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã de dia 1, devendo afetar a região Sul apenas na tarde de dia 1, passando gradualmente a regime de aguaceiros que irão diminuir de intensidade e frequência.
Prevê-se que à passagem desta superfície frontal fria ocorra um aumento da intensidade do vento, que predominará de sudoeste, soprando forte no litoral oeste e nas terras altas das regiões Norte e Centro, com rajadas até 70 km/h e 90 km/h, respetivamente.
As temperaturas irão manter-se amenas, com a temperatura máxima a variar entre 14 e 19°C e a mínima a variar entre 7 e 14°C.
A agitação marítima poderá aumentar temporariamente no dia 1 até atingir os 4,5 metros de altura significativa, com uma componente de sudoeste, a norte do Cabo Mondego.
Comunicado válido entre 2022-12-28 18:38:00 e 2023-01-01 23:59:00
Atualizado: 2022-12-28 18:38:35