As previsões apontam para uma subida do preço do combustível na próxima semana, sendo o aumento de 6 cêntimos por litro no gasóleo e 2 cêntimos por litro na gasolina.
Apesar da subida de preço o governo decidiu manter o desconto temporário do ISP, sendo que este se situa atualmente nos 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina.
A justificação para manter o ISP inalterado é a seguinte:
“De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, esta evolução dos preços determinaria uma descida do ISP de 0,9 cêntimos por litro de gasóleo e 0,3 cêntimos por litro de gasolina.
No entanto, atualmente verifica-se um desvio acumulado de 2 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo e 0,8 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasolina, conforme evidenciado na tabela de conta corrente que se apresenta e que já considera o preço publicado pela DGEG referente a 18 de abril. Assim, as descidas resultantes da aplicação da fórmula são descontadas aos desvios acumulados, não se concretizando, portanto, qualquer a alteração às taxas do ISP em vigor na próxima semana.”