Preço dos Combustíveis deverá sofrer uma redução acentuada na próxima semana

Preço dos combustíveis

 

Em consequência do impacto económico decorrente do conflito na Ucrânia, o preço dos combustíveis tem vindo a aumentar nas últimas semanas.

Para garantir a neutralidade fiscal do aumento dos preços foi criado pelo governo um mecanismo de revisão semanal dos valores das taxas unitárias de ISP.

Esta semana a “receita adicional de IVA foi neutralizada através da redução das taxas unitárias do ISP em 2,4 cêntimos por litro de gasóleo e 1,7 cêntimos por litro de gasolina, que coloca o ISP, agregando com a descida temporária determinada em outubro, 3,4 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina, mais baixo”.

De acordo com o governo “para a próxima semana, perspetivando-se uma queda nos preços dos combustíveis na ordem dos 17 cêntimos por litro de gasóleo e 13 cêntimos por litro de gasolina”.

O governo decidiu que “face às circunstâncias de incerteza da evolução da conjuntura bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu” na próxima semana não será feita a correspondente atualização de ISP. Deste modo mantêm-se “o desconto temporário do ISP de 3,4 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina”, sendo que na próxima semana volta a ser efetuada uma revisão semanal dos valores com os correspondentes ajustamentos.

Partilhe o Artigo

Leia também