O Instituto de Economia e Paz elaborou o Índice de Paz Global 2020 (Global Peace Index- GPI), um estudo sobre os as várias componentes que contribuem para a segurança de cada um dos países e que classifica 163 estados e territórios independentes.
No relatório ontem divulgado, Portugal mantém o 3º lugar no Índice de Paz Global e ocupa o 1º lugar entre os países da União Europeia.
Na liderança dos países mais seguros encontra-se a Islândia e a Nova Zelândia seguindo-se Portugal.
No fundo da lista encontra-se o Afeganistão.
A edição deste ano conclui que “o mundo ficou menos pacífico pela nona vez nos últimos 12 anos” sendo que “a paz melhorou em 81 países e se deteriorou em 80”.
os resultados deste ano mostram “que o nível global de paz se deteriorou, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia Covid-19”.
O GPI cobre 99,7% da população do mundo e utiliza 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado de paz em três domínios: o nível de segurança social e segurança; a extensão das atividades domésticas e conflito internacional; e o grau de militarização.
Ranking dos 163 países está assim definido:
[Imagens: Global Peace Index]