Desde 2008, que o Instituto para a Economia e Paz (IEP) elabora o Índice Global da Paz em 163 países. O Índice Global de Paz faz anualmente uma análise sobre as tendências da paz, o crescimento económico e o desenvolvimento de sociedades pacíficas.
A Islândia continua a ser o país mais seguro do mundo, enquanto no final da lista (menos seguros) se encontra o Afeganistão.
Portugal ocupa a 7.ª posição entre os países mais seguros do mundo, mas seguindo a tendência mundial, em que a média do nível global da paz tem vindo a descer, Portugal caiu 3 lugares desde 2021.
O Top 10 dos países mais seguros do mundo é o seguinte:
- 1.º lugar – Islândia
- 2.º lugar – Dinamarca
- 3.º lugar – Irlanda
- 4.º lugar – Nova Zelândia
- 5.º lugar – Áustria
- 6.º lugar – Singapura
- 7.º lugar – Portugal
- 8.º lugar – Eslovénia
- 9.º lugar – Japão
- 10.º lugar – Suíça
Em sentido inverso, nos dez últimos lugares da lista encontram-se: Afeganistão (o menos seguro), Iémen, Síria, Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Rússia, Ucrânia, Somália, Sudão e Iraque.
Cobrindo 99,7% da população mundial, o índice é elaborado usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos, que medem o estado de paz em três domínios: nível de segurança social e proteção, extensão do conflito doméstico e internacional em andamento e grau de militarização.
A importação e exportação de armamento, o arsenal militar e os gastos em defesa, o impacto do terrorismo no país, o acesso da população a armas, o impacto dos conflitos internos e externos na sociedade, a situação nos países vizinhos, a taxa de encarceramento, a taxa de homicídios e a análise da criminalidade violenta, entre outras ameaças à paz, são também analisadas pelo Índice Global da Paz.