Realizaram-se em Torun, na Polónia, o Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta 2021, onde Portugal foi o segundo país que obteve mais medalhas de Ouro, o melhor resultado de sempre, da seleção lusa.
Os 3 portugueses que conquistaram o ouro foram:
- Auriol Dongmo no lançamento do peso
- Pedro Pichardo no triplo salto
- Patrícia Mamona no triplo salto
Auriol Dongmo fez a sua 1.ª internacionalização por Portugal e Pedro Pichardo, o Luso-cubano que começou a representar as cores de Portugal em 2019, conquistou aqui a sua primeira medalha.
Patrícia Mamona conquistou pela 3.ª vez o título de Campeã Europeia de Triplo Salto em Pista Coberta, tendo hoje batido o recorde nacional, ao saltar 14,53m.
O Presidente da República já felicitou os três atletas portugueses que se sagraram campeões da Europa em Pista Coberta e “todos os atletas que representaram Portugal e deixa uma palavra especial de reconhecimento aos treinadores, às estruturas técnicas, às famílias dos atletas, aos clubes e à Federação Portuguesa de Atletismo. São uma parte menos visível, mas muito importante para os resultados alcançados”.
Este ano, os europeus de pista coberta ficaram marcados pela pandemia de Covid-19, mas a armada Lusa, constituída por 17 atletas, alcançou a melhor posição de sempre no quadro das medalhas de Ouro, ficando apenas atrás da Holanda, que conquistou 4 medalhas de ouro.
De entre os 20 Países medalhados, na classificação total de medalhas, Portugal ficou na 9.ª posição.
[Imagem: European Athletics]