Polo Nacional do Centro Europeu de Música vai instalar-se em Mafra
Estará a decorrer por esta hora na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, a sessão de apresentação pública da criação daquele que será o Polo Nacional do Centro Europeu de Música, entidade que será parte do Centre Européen de Musique (CEM), que ficará sediado em Mafra.
A futura instalação em Mafra, do Museu Nacional da Música, do Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do futuro Arquivo Nacional do Som terão sido fatores decisivos para a instalação desta organização na vila.
Na cerimónia que estará agora a decorrer, será assinado um Memorando de Entendimento entre os Municípios de Braga, Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Lisboa, Mafra e Porto, com vista à criação da referida entidade.
Centro Europeu de Música Portugal
Para a cerimónia de hoje esperava-se a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, do Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, do Vereador da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, do Presidente do Centre Européen de Musique, Jorge Chaminé, da Vice-Presidente da Terra Heritage e diretora artística da Terrafoundation, Guta Moura Guedes, e da Secretária Geral da Europa Nostra, Sneška Quaedvlieg-Mihailović.
O Centre Européen de Musique (CEM) é um projeto “artístico, cultural, pedagógico e científico europeu, inovador, sediado em Paris, que tem por objeto e missão a transdisciplinaridade em torno da Música, sublinhando o seu papel fulcral na construção duma identidade cultural europeia una e sustentável, em diálogo com o mundo”.
Embora com sede em Mafra, a atividade da organização terá âmbito nacional. Nenhum português faz parte do Conselho de Administração da organização.