Ontem, os paleontólogos portugueses e espanhóis avançaram com a hipótese de ter sido identificada uma nova espécie de dinossauro carnívoro no litoral de Torres Vedras.
Será um carcarodontossaurio, o primeiro encontrado em Portugal, e um dos mais antigos do mundo, sendo este o espécime mais completo do Jurássico Superior.
A investigadora, Elisabete Malafaia, em declarações à Lusa declarou que “Este exemplar, por um lado, apresenta características diferentes de todas as outras espécies conhecidas até ao momento do grupo ‘carcarodontossaurios’, por outro lado, é o único vestígio conhecido deste grupo neste momento em Portugal e os registos mais próximos do Jurássico Superior conhecidos são de África, em relação aos quais apresenta também algumas características diferentes. Toda esta informação leva-nos a crer que poderá tratar-se de uma nova espécie”.
Este conjunto de fósseis integram a colecção paleontológica da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, sendo “composto por uma sequência de vértebras caudais articuladas, um pé direito praticamente completo, a medir meio metro, e diversos fragmentos do esqueleto do animal foram descobertos e escavados entre 2002 e 2003 nas arribas da praia de Cambelas, freguesia de São Pedro da Cadeira, por elementos da Sociedade de História Natural”.
Este dinossauro, por ser um dos mais antigos do mundo, irá permitir “perceber melhor como foi a evolução inicial deste grupo e a dispersão destes dinossauros no hemisfério norte”.