Todos os anos por esta altura a Tapada Nacional de Mafra coloca à venda pinheiros de Natal provenientes da SUA “Floresta Encantada”.
Estes pinheiros resultam da “gestão florestal das resinosas, com especial destaque para os pinheiros bravos”. A Tapada Nacional de Mafra refere que a gestão florestal sustentável “é algo que levamos muito a sério, por isso, aproveitamos para desbastar o pinhal, gerindo-se também as áreas mais suscetíveis da entrada de incêndios nesta altura”.
Há pinheiros de todos os tamanhos, que podem ser escolhidos consoante o seu gosto ou o espaço que tem disponível.
Poderá adquirir os pinheiros de Natal da “Floresta Encantada”, por 10 €, todos os dias entre as 10h e as 17h30, mas para evitar uma deslocação desnecessária, confirme com a Tapada (261814240) qual o dia de reposição dos pinheiros, uma vez que os pinheiros vão sendo cortados “mediante a procura, para estarem frescos”.
Sobre o corte destes pinheiros a Tapada esclarece:
Estes pinheiros são uma espécie autóctone, o pinheiro bravo, que cresce naturalmente por dispersão de semente. Estas sementes levadas pelo vento tornam a floresta “desordenada” podendo por exemplo crescer no meio de sobreiros. Tendo em conta a velocidade de crescimento dos pinheiros relativamente aos sobreiros, maior a dos pinheiros, significa que se não estivermos atentos, podem até encobrir o sobreiro dificultando o seu crescimento e aumentando o risco em caso de incêndio. Para além disso, as manchas de pinheiro bravo, que também existem na nossa floresta requerem limpeza e espaçamento entre as árvores. Desta forma as árvores crescem mais saudáveis e em caso de incêndio a velocidade do mesmo é menor.
Ao longo do perímetro da Tapada damos preferência à plantação de espécies de árvores folhosas prevenindo a entrada de incêndios florestais.
Para se promover a Biodiversidade, temos de ter todas as espécies!
[Imagem: TNM]