PAN defende o acompanhamento de crianças que ingressam pela primeira vez no pré-escolar e no 1º ciclo

escolas do concelho

Em nota de imprensa enviada às redações, o PAN “propõe que os pais/encarregados de educação de crianças que ingressam pela primeira vez no jardim de infância ou no primeiro ano do primeiro ciclo possam ter acesso ao recinto escolar num período transitório”.

O início de ano letivo para as crianças que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino ou que transitam para o 1º ciclo é habitualmente marcado por expectativas, ansiedades e receios, tanto por parte dos alunos como dos pais e encarregados de educação. Neste ano, o contexto epidemiológico em que vivemos é fonte de maiores interrogações e anseios por parte de toda a comunidade educativa”, declara a deputada do PAN, Bebiana Cunha. Daí que, defende, “não deve ser sonegado a estas crianças o direito de poderem ser acompanhadas no primeiro dia e por um período transitório pelo encarregado de educação ou pessoa significativa, como parte fundamental para a construção da (auto)confiança da criança e sua tranquilização, em nome do seu superior bem-estar”

Para Bebiana Cunha, deputada do PAN na Assembleia da República, “Não nos podemos esquecer que o contexto da COVID-19 levou ao encerramento dos estabelecimentos de ensino, e há várias que se mantiveram crianças afastados destas rotinas, sendo a transição para um novo ciclo particularmente desafiante”.

Também em Mafra, este problema tem vindo a ser alvo de preocupação por parte de pais e encarregados de educação, que utilizando as redes sociais para expressar as suas preocupações ou contactando o JM têm expressado as suas preocupações relativamente ao próximo ano escolar no concelho de Mafra. Deixamos alguns exemplos destas preocupações:

  • Pais a terem que se deslocar fisicamente à escola para ver turmas e horários.  Turmas excessivamente grandes (28 alunos). Pergunto se alguém pensou se é execuivel cumprir as normas da DGS? Fico com a sensação que a estratégia utilizada, é de pura navegação à vista, sem qualquer tipo de proatividade, e depois no fim vê se o que dá. Espero que corra tudo bem“.
  • Escola Básica de Mafra
    Horários do 5 ano com crianças a acabar as aulas às 18h35? Turmas de 28 alunos? Um dia entram de manhã, outro dia à tarde, outro dia a meio da manhã e etc. Tão pequeninos já começam a fazer turnos, o que em idades tão tenras, é extremamente negativo“.
  • Escola Básica de Mafra
    Em plena era digital é incompreensível os país terem que se deslocar à escola para verem as turmas e os horários. Sra diretora em que século vive?
  • A Escola 2,3 de Mafra é a única que não recebe EE?! Num ano letivo que vai ser complicado para todos, a escola não se disponibiliza para informar os pais? É no mínimo incompreensível!
  • Nova escola, novo ciclo e a recepção é feita directamente aos alunos, sem que os pais não tenham nunca entrado na escola ou reunido com alguém para perceber a dinâmica do estabelecimento…Refeições: alunos de 10 anos (pela primeira vez numa escola – mudança de ciclo), informa-se pela página de Facebook que as refeições serão adquiridas pelas próprias crianças, presencialmente e (pelas condicionantes sanitárias) em “filinha”… Será que crianças de 10 anos terão maturidade para estar na fila? E estando o período de estadia nos estabelecimentos condicionado no máximo às agenda escolar, irão cerca de 300 alunos fazer isso quando? Nos intervalos? O senhor vereador da Educação colocaria os seus filhos com 10 anos, numa escola nova a fazer essa gestão? Vão antes de começar as aulas e sozinhos? Impressionante como se gere estes temas para miúdos de 10 anos como se tivessem a autonomia de 14 ou 15…
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