Em nota de imprensa enviada às redações, o PAN “propõe que os pais/encarregados de educação de crianças que ingressam pela primeira vez no jardim de infância ou no primeiro ano do primeiro ciclo possam ter acesso ao recinto escolar num período transitório”.
“O início de ano letivo para as crianças que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino ou que transitam para o 1º ciclo é habitualmente marcado por expectativas, ansiedades e receios, tanto por parte dos alunos como dos pais e encarregados de educação. Neste ano, o contexto epidemiológico em que vivemos é fonte de maiores interrogações e anseios por parte de toda a comunidade educativa”, declara a deputada do PAN, Bebiana Cunha. Daí que, defende, “não deve ser sonegado a estas crianças o direito de poderem ser acompanhadas no primeiro dia e por um período transitório pelo encarregado de educação ou pessoa significativa, como parte fundamental para a construção da (auto)confiança da criança e sua tranquilização, em nome do seu superior bem-estar”
Para Bebiana Cunha, deputada do PAN na Assembleia da República, “Não nos podemos esquecer que o contexto da COVID-19 levou ao encerramento dos estabelecimentos de ensino, e há várias que se mantiveram crianças afastados destas rotinas, sendo a transição para um novo ciclo particularmente desafiante”.
Também em Mafra, este problema tem vindo a ser alvo de preocupação por parte de pais e encarregados de educação, que utilizando as redes sociais para expressar as suas preocupações ou contactando o JM têm expressado as suas preocupações relativamente ao próximo ano escolar no concelho de Mafra. Deixamos alguns exemplos destas preocupações:
- “Pais a terem que se deslocar fisicamente à escola para ver turmas e horários. Turmas excessivamente grandes (28 alunos). Pergunto se alguém pensou se é execuivel cumprir as normas da DGS? Fico com a sensação que a estratégia utilizada, é de pura navegação à vista, sem qualquer tipo de proatividade, e depois no fim vê se o que dá. Espero que corra tudo bem“.
- Escola Básica de Mafra
Horários do 5 ano com crianças a acabar as aulas às 18h35? Turmas de 28 alunos? Um dia entram de manhã, outro dia à tarde, outro dia a meio da manhã e etc. Tão pequeninos já começam a fazer turnos, o que em idades tão tenras, é extremamente negativo“. - Escola Básica de Mafra
Em plena era digital é incompreensível os país terem que se deslocar à escola para verem as turmas e os horários. Sra diretora em que século vive?“ - “A Escola 2,3 de Mafra é a única que não recebe EE?! Num ano letivo que vai ser complicado para todos, a escola não se disponibiliza para informar os pais? É no mínimo incompreensível!“
- “Nova escola, novo ciclo e a recepção é feita directamente aos alunos, sem que os pais não tenham nunca entrado na escola ou reunido com alguém para perceber a dinâmica do estabelecimento…Refeições: alunos de 10 anos (pela primeira vez numa escola – mudança de ciclo), informa-se pela página de Facebook que as refeições serão adquiridas pelas próprias crianças, presencialmente e (pelas condicionantes sanitárias) em “filinha”… Será que crianças de 10 anos terão maturidade para estar na fila? E estando o período de estadia nos estabelecimentos condicionado no máximo às agenda escolar, irão cerca de 300 alunos fazer isso quando? Nos intervalos? O senhor vereador da Educação colocaria os seus filhos com 10 anos, numa escola nova a fazer essa gestão? Vão antes de começar as aulas e sozinhos? Impressionante como se gere estes temas para miúdos de 10 anos como se tivessem a autonomia de 14 ou 15…“