Palácio Nacional de Mafra anuncia aquisição de livro raro para a sua biblioteca
O Palácio Nacional de Mafra anunciou hoje, que a Museus e Monumentos de Portugal (MMP) adquiriu para a sua coleção, um importante livro oferecido pelo imperador francês, Napoleão III, ao rei D. Pedro V.
A aquisição foi realizada por proposta da direção do Palácio Nacional de Mafra “justificada pela sua raridade, proveniência, valor testemunhal e histórico. Será agora depositada na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra destinando-se, futuramente, a valorizar o discurso expositivo relativo à personalidade de D. Pedro V, que se encontra estreitamente ligado à história do próprio edifício”.
De acordo com o site da leiloeira Cabral Moncada, o livro foi adquirido por 3.000 €.
Sobre o livro
Trata-se da obra L’imitation de Jésus-Christ: texte latin / suivi de la traduction de P. Corneille; da autoria de Tomás de Kempis, impressa em Paris: Impremerie Impériale [1855], um livro com com 872 páginas.
Esta é uma das obras literárias mais relevantes para a cultura europeia da Idade Média, numa edição especial impressa por ocasião da primeira Exposição Universal de Paris. Pertenceu a D. Pedro V, tendo permanecido em posse dos sucessivos monarcas portugueses até D. Manuel II.
Dispõe de uma imponente encadernação imperial em marroquim verde, profusamente decorada a ouro com ferros a balancé; ao centro de ambos o plano, sobre um círculo dourado, contém uma placa de prata com as armas de Napoleão III. Numa das páginas registar-se “offert par l’Empereur des Français a Sa Majesté D. Pedro V, Roi du Portugal e des Algarves”.
Este volume apresenta o n.º 28200 no verso da última guarda, provavelmente, o registo de entrada na Biblioteca Real; apresenta ainda o carimbo com o monograma coroado DC (de D. Carlos I) e o ex-libris de D. Manuel II.
Dimensões (altura x comprimento x largura) – 46 x 34 cm.