Depois do Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Jardim do Cerco e Tapada) ter sito classificado, a 7 de julho de 2019, como Património Mundial da UNESCO, os restos mortais de D. João V vai ser, dentro em breve transladados para o Palácio Nacional de Mafra.
O túmulo, que contém os restos mortais do monarca, encontra-se atualmente no Panteão da Dinastia de Bragança, situado no interior do Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa, por ocasião do aniversário da morte do rei D. João V – 31 de julho – foi visitado por uma comitiva de Mafra composta por representantes do Palácio Nacional de Mafra, da Câmara de Mafra e da Igreja Católica.Esta visita marcou o início das conversações com a DGPC para que se tornasse possível a transladação os restos mortais do rei, para Mafra.
O projeto, que ainda está em estudo, passa por instalar um túmulo, com a merecida dignidade e a estátua, que se encontra atualmente no Largo Conde de Ferreira (frente ao Palácio de Mafra), na zona do Pátio da Basílica (situado no exterior, em torno da Basílica, que a imagem documenta), e cujo o acesso será feito pelos portões de ferro que ladeiam a escadaria da Basílica, acesso que se prevê gratuito e independente dos acessos ao palácio e à basílica.
Aquele espaço será entretanto requalificado, sendo transformado em jardim e irá dispor de um quiosque com uma pequena esplanada concessionada, não se sabe ainda se pela câmara ou se pelo Palácio.
O JM sabe que tudo estava preparado para revelar esta iniciativa no próximo dia do Município, 21 de maio, e que o concurso público para a realização da obra seria lançado já em junho, mas tendo em consideração o atual estado do país, resultante da situação de pandemia, o anúncio deverá ser adiado para o final do ano.
Nota da redação
Como a maior parte dos nossos leitores descortinaram, este foi o nosso já tradicional artigo de 1 de abril, dia das mentiras. João repousará eternamente na coutada mortuária dos Bragança.
Artigo atualizado a 2 de abril às 19:02
Estimada Rute,
Muito boa tarde e Votos de uma boa travessia por estes tempos dificeis…… como calcula, agradeço, neste 1 de Abril, esta belissima notícia para a qual fui alertado por um telefonema…..
Esperando por melhores dias,
Obrigado pelo V. importante trabalho
Mário Pereira
Boa tarde Dr. Mário,
Desejamos-lhe também uma travessia igualmente serena e revigorante por estes tempos de pandemia.
A nossa notícia de 1 de abril não podia deixar de passar por aquele que é talvez o único verdadeiro de identidade do concelho de Mafra.
Agradecemos as simpáticas palavras que nos dirige e desejamos tudo de bom, ao Sr. Mário Pereira e ao Sr. Diretor do Palácio Nacional de Mafra.
Cumprimentos,
Rute Calado
Jornal de Mafra