O que se esconde na luz? – O telescópio espacial Euclid e o Universo invisível

luz

O que se esconde na luz? – O telescópio espacial Euclid e o Universo invisível

 

O Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa recebe o evento público gratuito “O que se esconde na luz? – O telescópio espacial Euclid e o Universo invisível”.

Para além da estreia de um documentário, o evento inclui ainda um debate com um painel de oradores e Perguntas & Respostas com a assistência.

Sobre o evento

O que se esconde na luz?

O telescópio espacial Euclid e o Universo invisível

O telescópio espacial Euclid vai criar o maior mapa a três dimensões do céu. Quase um ano após ter sido colocado no espaço, vamos compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo e aprofundar as suas primeiras descobertas.

Data/hora/local

Data: 25 de maio
Hora: Das 21h00 às 23:00
Local: Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C3, Campo Grande, Lisboa

A participação é gratuita, mas o acesso será limitado à capacidade do espaço.

 

Painel, Perguntas & Respostas, Documentário

A Agência Espacial Europeia divulga nesta semana novas imagens de uma visão cósmica sem precedentes, obtidas com o telescópio espacial Euclid. Nesta sessão, que conta com investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), vamos compreender estas imagens e conhecer as primeiras descobertas científicas sobre estrelas, galáxias e grupos de galáxias que se devem à missão espacial Euclid.

Iremos também antecipar os próximos cinco anos de exploração deste telescópio, que irá revelar a natureza dos constituintes invisíveis do Universo, fundamentais para compreender o passado e o futuro do Cosmos, e criar o maior mapa a três dimensões de mais de um terço do céu.

Oradores confirmados:

Ana Paulino-Afonso (IA e Universidade do Porto) é investigadora na área da formação e evolução das galáxias e na aplicação de técnicas de Inteligência Artificial neste campo. Participa ativamente no consórcio Euclid, entre outros, com o objetivo de analisar a forma e constituintes de um grande número de galáxias e assim reconstruir as origens da nossa própria galáxia, a Via Láctea.

António da Silva (IA e CIÊNCIAS ULisboa) é o representante nacional da Direção do Consórcio Euclid e membro de vários grupos de trabalho do consórcio nos domínios científicos dos aglomerados de galáxias e cosmologia observacional. É também o ponto de contacto nacional da missão Euclid junto da Agência Espacial Portuguesa.

Ismael Tereno (IA e CIÊNCIAS ULisboa) é investigador na área das lentes gravitacionais. É membro do Grupo de Coordenação do Consórcio Euclid e lidera a equipa de apoio às operações dos rastreios do telescópio, equipa responsável por produzir o planeamento das cerca de 50 000 observações que serão efetuadas pelo telescópio nos seis anos de duração da missão.

Luis Serina – Portugal Space-140Luís Serina (Agência Espacial Portuguesa) é responsável pelos sectores de política industrial e tecnologia na Agência Espacial Portuguesa. Desde 2007 que trabalha com a Agência Espacial Europeia (ESA) e com os Programas Espaciais da Comissão Europeia, como representante português em vários conselhos e comissões. É Delegado Português no Comité de Política Industrial da ESA (IPC) e também no Conselho desta organização.

José Pedro Mimoso é membro do Consórcio Euclid e professor no departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação cruzam-se com várias das motivações científicas da missão espacial Euclid, nomeadamente quanto à modificação das leis da gravidade e à estrutura do Universo.

[Imagem: FCL]

Partilhe o Artigo

Leia também