Afinal, o que aconteceu aos ovos de águia-de-bonelli da Tapada Nacional de Mafra?
Em meados de fevereiro, a Tapada Nacional de Mafra anunciou que o ninho de águia-de-bonelli da Tapada de Mafra já tinha um ovo. Dias depois, a Tapada voltou a anunciar a existência mais um ovo: “Já vão dois ovos! Mas, o suspense mantêm-se…”, “aumentando a probabilidade de sobrevivência” e uma nova cria nascer na Tapada Nacional de Mafra.
Esse sonho caiu por terra quando a Tapada anunciou, no início deste mês, que os ovos da águia de bonelli “tinham desaparecido”.
Hoje, a Tapada e o projeto LIFE LxAquila explicam o que aconteceu aos ovos desaparecidos: os ovos te-se-ão partido e sido comidos pela fêmea.
“Pelo que conseguimos apurar nas gravações da webcam, o mais provável é que os ovos se tenham partido, durante a noite de 27 para 28 de fevereiro. Até ao final do dia 27, a fêmea continuava a incubar normalmente, mas no raiar do dia 28, a gravação mostra que em vários momentos a fêmea se levantou da posição de incubação, verificou a cama do ninho e pareceu alimentar-se de algo.
Em quase todos estes momentos não se consegue ver o que está por baixo da fêmea (e que ela estaria a comer), mas pelas 7h20 é possível ver a fêmea a ingerir uma casca de ovo. Isto indica que os ovos se terão partido e a fêmea estaria a alimentar-se deles.
Quanto ao que terá levado os ovos a partir, infelizmente não temos imagens que permitam tirar conclusões. É possível que os ovos tivessem a casca fragilizada, talvez como consequência da idade já avançada da fêmea.”
A Tapada refere ainda que ainda existe a “possibilidade de o casal fazer nova postura” este mês, mas desconhecem “qual a probabilidade de isso acontecer”.
Aqui fica o vídeo do momento em que a fêmea parece estar a comer o ovo.