O “Cometa do século” será visível esta noite em Portugal
Esta noite, se as condições de observação do céu deixarem — sem nuvens e sem neblina ou nevoeiro —, será possível ver a olho nu. o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS).
Embora seja muito antigo, este cometa apenas foi descoberto em janeiro de 2023 pelos telescópios do Observatório Tsuchinshan, na China, e confirmado pelo telescópio ATLAS da África do Sul.
Os especialistas estimam que a sua última visita ao sistema solar interior tenha ocorrido há cerca de 80 000 anos. e segundo os modelos orbitais, este cometa não voltará a aproximar-se da Terra durante as próximas centenas de milhares de anos, se é que algum dia regressará.
“A impressionante cauda do cometa, que se estende ao longo de 42 luas cheias, é um espetáculo visual que poucos fenómenos astronómicos conseguem igualar. Esta cauda, composta por gás e poeira, é formada quando o calor do Sol faz com que os materiais gelados do cometa sublimem, criando um rasto luminoso que se estende por milhões de quilómetros no espaço.” Euronews
Apelidado “cometa do século” será hoje, visível em Portugal 40 minutos depois do pôr do sol, ou seja, às 19h35, e olhando para oeste.
O fenómeno está visível durante os próximos dez dias, mas todos os dias diminuirá um pouco de brilho, à medida que se afasta do Sol.
[Faculdade de Engenharia – Unesp Câmpus de Ilha Solteira]