De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o “cenário meteorológico previsto para os próximos dias” aponta para “uma subida dos valores da temperatura”.
O presidente do IPMA alerta para o facto de o país ir passar por uma terceira onda de calor já a partir do dia 20, mantendo-se o perigo de incêndios rurais.
Para 8 distritos do Continente – Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém. Portalegre, Setúbal, Évora e Beja – foram já emitidos avisos de tempo quente para a próxima 6.ª feira, 19 de agosto, existindo uma “provável ocorrência de uma onda de calor no interior Norte e Centro, a partir de dia 20”.
Com o aumento de temperatura “haverá um aumento do perigo de incêndio rural, que se manterá muito elevado a máximo durante a próxima semana em grande parte do território do Continente”.
Tendo em conta estas previsões meteorológicas para os próximos dias, o Ministro da Administração Interna afirmou hoje, não excluir a hipótese de regresso à situação de alerta ou de contingência.
Na reunião que esta manhã juntou nas instalações do IPMA, os ministros da Administração Interna e da Agricultura, a Secretária de Estado da Administração Interna, o Secretário de Estado do Mar e o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foram ainda avaliadas as previsões da situação de seca que vigora atualmente em Portugal Continental. Sendo que essas previsões indicam que no mês de setembro, existe “uma probabilidade de 50 a 60% de este ser mais quente que o normal e uma probabilidade de 40 a 50% de ser mais seco que o normal”.