Nova espécie de morcegos identificada na Tapada Nacional de Mafra
Desde 2008 que se investigam as colónias de morcegos da Tapada Nacional de Mafra (TNM).
Os morcegos são os únicos mamíferos que voam ativamente, existindo mais de 1000 espécies em todo o mundo, desde os trópicos até aos limites das regiões polares. Em Portugal continental foram identificadas 27 espécies de morcegos e algumas delas habitam na Tapada Nacional de Mafra.
Na última “noite de investigação” sobre morcegos realizada na Tapada de Mafra, os investigadores, Pedro Horta e Helena Raposeira, capturam exemplares de 3 espécies diferentes já anteriormente identificadas: o Morcego-Hortelão-escuro (Eptesicus serotinus), o Morcego orelhudo (Plecotus austríacos) e o Morcego anão (Pipistrellus pipistrellus).
A noite de investigação trouxe uma novidade, a identificação de uma nova espécie, o Morcego-arborícola-pequeno (Nyctalus leisleri).
Acerca das espécies anteriormente identificadas, a Tapada refere que “(…) o morcego orelhudo capturado era um juvenil e o Morcego Hortelão era uma fêmea que tinha estado a amamentar. Estes dados mostram que diferentes espécies usam a nossa tapada na época dos nascimentos e amamentação que decorre entre julho e início de setembro nos abrigos de maternidade”.
Relativamente à nova espécie, a Tapada refere o seguinte: “Esta notícia alegra-nos não só por ter sido identificada uma nova espécie, mas porque o som gravado foi de um chamamento social, o que nos dá esperança de podermos ter por cá uma colónia.”.
Todos os indivíduos capturados foram medidos, pesados, e foi-lhes retirada uma amostra para estudo do DNA (pele da asa) e uma amostra de dejetos (guano), através do guano consegue-se perceber a dieta da espécie.
[Imagem: TNM/ Montagem de Capa: Jornal de Mafra]