Já a partir amanhã, dia 29 de setembro, que as temperaturas vão atingir os 30°C na maioria do país com algumas zonas a chegar aos 35°C /37°C.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os valores de temperatura máxima “já se encontram ligeiramente acima dos valores normais para a época”, mas a tendência é para subida sobretudo nos dias 29 e 30 de setembro (próxima 6.ª feira e sábado).
As previsões atuais apontam para que “este episódio persista pelo menos até dia 3 de outubro”, a partir desse dia, existe “maior incerteza na situação meteorológica”, mas o IPMA não descarta que “o episódio de tempo quente se prolongar por mais dias, em especial na região Sul”, não descartando “que venha a ser registada uma onda de calor”.
Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro são esperadas temperaturas a “ultrapassar os 30° na generalidade do território, exceto alguns locais da faixa costeira, podendo atingir valores até 35-37°C na região Sul e no vale do Tejo”.
As temperaturas mínimas acompanham esta subida, podendo “ser observadas noites com valores iguais ou superiores a 20°C (noites tropicais) em alguns locais, em especial no litoral da região do Algarve”. O IPMA recorda que “dada a data deste episódio” com “noites mais longas, não é expectável a ocorrência generalizada de noites muito quentes, sendo até de esperar nos locais mais abrigados do interior, noites frescas com temperaturas mínimas entre 10 a 15°C”.
Os valores previstos para a temperatura máxima correspondem a anomalias de “até cerca de 5-8°C acima aos valores médios habituais para a altura do ano”.