Hoje, no Dia Mundial do Mágico, o JM falou com o mágico Nuno André, o ilusionista que no início de dezembro trouxe a magia até ao Palácio Nacional de Mafra.
A exposição que reúne livros antigos dedicados ao oculto diabólico, ao ilusionismo e à magia estará patente até 18 maio (mas poderá ver esta data prolongada) e tem sido um sucesso, tendo já trazido a Mafra, um investigador alemão para estudar o caso da rosa em suspensão.
A partir de fevereiro haverá visitas guiadas à exposição, estando a primeira agendada para 8 de fevereiro às 14h30, podendo vir a ocorrer uma segunda visita pelas 15h30, dado o número de espetadores pré inscritos já existente.
Assinala-se que a 4 de novembro de 1801, o mágico italiano Giuseppe Pinetti visitou Portugal e deu um espetáculo de magia na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, espetáculo que deslumbrou a corte e os frades que tiveram autorização para assistir.
“Na Livraria armou-se um tablado, onde depois desta função fez o Pinetti muitas habilidades em uma só noite. O aperto era tanto que não podia passar a mais, e os frades tinham tido permissão para poderem ir gozar destes divertimentos, porém os que lá foram sofreram insultos muito atrevidos dos seculares; ali cada um parecia que estava em sua casa“
Nuno André irá voltar a trazer magia à Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, num espetáculo que será único e irrepetível e que promete, tal como o espetáculo de Pinetti, deslumbrar adultos e crianças.
O espetáculo do mágico Nuno André tem lugares limitados e que terá lugar em data ainda a anunciar, contará com a participação de dois convidados especiais (não mágicos) e será acompanhado por uma orquestra ao vivo (provavelmente a Orquestra de jovens de Santo Isidoro).