Hoje, 13 de novembro, assinala-se o dia Europeu do Enoturismo.
Por definição enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.
A Holidu, um motor de pesquisa para casas de férias, decidiu analisar quais as melhores regiões para os amantes de vinho e deixa-lhe aqui as 10 melhores regiões na Europa para visitar caso seja um amante do vinho.
São elas:
1. Nouvelle-Aquitaine – França
A região tem todas as características para ser o paraíso dos amantes do vinho: do Languedoc a Bordeaux, incluindo bebidas espirituosas como o Cognac e o Armagnac. Nouvelle Aquitaine tem mais de 11.000 vinhas e é a segunda maior área vinícola em França.
O preço médio de uma garrafa de vinho é de 5 euros em Bordeaux, a sua principal cidade.
2. Sicília – Itália
A Sicília, na Itália, devido à sua localização geográfica, no Mediterrâneo, esta região tem uma longa história de diferentes culturas que confere à ilha uma herança rica e notável. Os vinhos são, então, um reflexo dessa herança e muitos se tornam cada vez mais populares.
A Itália conta com 6.342 produtores de vinho.
3. Castilia la Mancha – Espanha
Castilia la Mancha é uma grande região situada a sul e leste da capital espanhola Madrid. Os vinhos de mesa a bom preço são elaborados a partir de várias castas de uva. Tradicionalmente, só eram plantadas castas que podiam tolerar condições quentes e secas. A variedade de uva branca aparece em primeiro lugar, sendo a mais plantada em Castilla-La Mancha (e mesmo em toda a Espanha). Tempranillo é a casta de vinho tinto mais popular, seguida por Cabernet Sauvignon e Merlot.
4. Campania – Itália
Campania, em Itália, apresenta uma enorme variedade de vinhos, a região tem fortes ligações históricas ao vinho, datando do século XII a.C., e é uma das regiões vinícolas mais antigas de Itália.
5. Umbria – Itália
Umbria é conhecida como o “coração verde de Itália”, aqui, existem três produtores responsáveis pela plantação de uvas tintas Sagrantino, bem como Sangiovese, Colorino e outras variedades italianas. Os produtores também cultivam uma variedade de uvas internacionais, nomeadamente Merlot e Cabernet Sauvignon.
6. Pays de la Loire – França
Pays de la Loire é conhecida por fazer parte do famoso vale do Loire, estendendo-se desde a costa atlântica até à região francesa do Auvergne, ao longo do rio Loire. Aqui encontrará o maravilhoso o vinho Muscadet, produzido segundo as tradições francesas contribuindo para um maior sabor e frescura.
França conta com 4.625 produtores de vinho.
7. Comunidade Valenciana – Espanha
Na comunidade valenciana podemos encontrar uma grande variedade de uvas entre as quais: Monastrell, Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Merlot. Existem ainda sete crescentes regiões e três produtores de vinho classificado.
Espanha apresenta-se como um excelente destino para os amantes de vinho. Uma grande vantagem, uma garrafa de vinho (gama média) custa cerca de 4€ não sendo muito caro quando comparado com outros destinos europeus.
8. Toscana – Itália
A Toscana oferece aos visitantes, alguns dos melhores vinhos do mundo e programas para aprender sobre os mesmos. Existem quatro mestrados em Itália onde pode aprofundar os seus conhecimentos. Seja um iniciante ou profissional nos vinhos sabe que a Toscana é um local imperdível. A região é responsável pela produção de alguns dos vinhos mais conceituados do planeta, como o Chianti, que pode ser encontrado desde o século XIV. É difícil encontrar uma melhor região para a produção de vinho do que a Toscana.
9. Setúbal – Portugal
Setúbal é uma região onde sempre se trabalhou a terra, produzindo vinhos de perfil únicos e distintos. Uma terra de tradições, histórias e saberes passados de geração em geração. Com estes atributos, a região, é detentora de prémios nacionais e internacionais.
10. Piemonte – Itália
A região de Piemonte é uma das regiões vinícolas mais úteis para se aprender mais sobre vinhos italianos. Por um lado, esta região apresenta-nos um novo conjunto de uvas para provar e compreender, desde Nebbiolo a Cortese. Por outro lado, Piemonte é considerada uma das melhores regiões vinícolas em Itália. Um ponto menos positivo, uma garrafa de vinho (gama média) custa cerca de 6 €, não sendo propriamente barata.
Esta classificação foi criada em novembro de 2021 e foram considerados o preço médio de uma garrafa de vinho (média gama), número de produtores de vinho no país, os litros de vinho consumidos per capita, o número de regiões vitícolas e o número de mestrados sobre enologia no país. De acordo com a Holidu a “foi atribuído um peso a cada um destes dados e foi criado, então, uma classificação final das melhores regiões para os amantes de vinho”.