Nasceu uma águia-de-bonelli na Tapada Nacional de Mafra
Em janeiro, o casal de águias-de-bonelli (Aquila fasciata) selvagens que habita na Tapada Nacional Mafra (TNM) começou a preparar o ninho para mais uma época de nidificação (ver artigo), mas depois abandonaram “a casa” e construíram um novo ninho. A boa nova é de que este ano nasceu uma nova águia-de-bonelli na Tapada Nacional de Mafra.
“Após algumas movimentações iniciais em torno do ninho, este ano o nosso casal de águias-de-bonelli acabou por não utilizar o ninho onde tínhamos instalado a webcam. A equipa LIFE LxAquila na Tapada Nacional de Mafra continua a acompanhar o casal, e constatou que as águias escolheram um outro ninho no seu território — um comportamento relativamente comum para a espécie — e têm já pelo menos uma cria!”, informa o projeto LIFE LxAquila.
Com a mudança de ninho, não tem sido possível acompanhar através do vídeo em direto a época de reprodução, mas tal como explica o LIFE LxAquila “não seria possível mudar a localização da câmara sem risco de perturbação para as águias”. Deste modo os técnicos e os biólogos continuam a monitorizar o casal à distância.
No ano passado, a fêmea pôs dois ovos, mas os ovos acabaram por desaparecer do ninho (ver artigo), tendo a Tapada apurado, através das gravações da webcam, que “os ovos ter-se-ão partido e sido comidos pela fêmea” (ver vídeo do momento em que a fêmea parece estar a comer o ovo).
Este ano, a Tapada está com esperança de poder dar boas notícias.
“Os últimos dois anos ficaram abaixo das expectativas, mas estamos cheios de esperança de que 2025 traga boas notícias. A nível nacional, a águia-de-Bonelli apresenta sinais positivos de expansão, especialmente na metade sul do país.”
Tal como ocorreu em anos anteriores, através das imagens da câmara colocada no ninho (ver aqui), é possível acompanhar em tempo real tudo o que aí se passa.
Sobre as águias-de-bonelli:
— Alimenta-se de aves e mamíferos de médio porte. O casal residente especializou-se a caçar Águias- de -Asa-Redonda.
— A época de reprodução decorre em novembro, com a reconstrução do ninho.
— Em dezembro- janeiro ocorre a postura de 1-2 ovos incubados durante 39 dias.
— Os juvenis começam a voar com 55–65 dias, em meados de maio – junho.
— É uma espécie monogâmica, ou seja, o casal permanece junto toda a vida.
— Estatuto de conservação “Em perigo”.
[Imagens de arquivo retirada através do vídeo]