Narrativas Imersivas: Questões sobre as Narrativas Digitais

Num mundo cada vez mais tecnológico, abordar diferentes temas através da internet pode não ser para qualquer um. Além disso, existem técnicas que devem ser consideradas quando o objetivo é conseguir a atenção do seu público em geral para uma determinada narrativa. Os casinos, como é o caso do VulkanVegas Casino, utilizam métodos imersivos de jogo para que os seus utilizadores se sintam num ambiente propício ao seu propósito, divertir-se nos vários jogos de fortuna e azar online.

O panorama das narrativas digitais tem sofrido uma grande transformação, onde as narrativas lineares utilizadas nos últimos anos deixaram de ser interessantes para o público em geral. Desta forma, algumas experiências tiveram de ser atualizadas para que houvesse um aumento significativo do envolvimento da população.

O que é uma Narrativa Imersiva?

Os principais sites têm como objetivo oferecer algum tipo de história ou abordagem ao seu público. Face a isso, diversas empresas utilizam a tecnologia de narrativa imersiva para passarem a sua ideia aos seus utilizadores. Assim, em vez de contarem apenas uma narrativa normal, convidam o público a vivenciá-la, e a tornarem-se uma parte integrante da mesma.

O Panorama Atual da Narrativa Digital

Com o público cada vez mais desligado sobre histórias escritas devido à enorme quantidade de estímulos por toda a internet, a narrativa digital teve de adotar novos métodos para continuar o seu propósito. Posto isto, a introdução de narrativas imersivas foi essencial.

A narrativa imersiva tem como objetivo aproveitar as tecnologias mais recentes do mercado, dando uso a experiências cinematográficas como é o caso da realidade virtual. Atualmente, todos sabemos que somos mais propícios a ficar numa determinada página de internet se existirem estímulos de vídeo que nos suscitam curiosidade, ao invés de um texto corrido sobre o mesmo assunto. Por essa razão, e com a diminuição significativa da capacidade de atenção dos utilizadores, a criação de conteúdos digitais começou a introduzir maioritariamente vídeos e ilustrações a todos os seus conteúdos digitais para tornar a experiência do seu público mais interessante e cativante.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada, qual o seu papel?

A introdução de novas tecnologias tem vindo a melhorar toda a narrativa digital, proporcionando novos formatos de entretenimento e de lazer. Este tipo de tecnologia, juntamente com a inteligência artificial, possibilitam formas de interação nunca antes experimentadas.

A realidade virtual, juntamente com a realidade aumentada, possibilitam que os utilizadores consigam mergulhar completamente no “mundo” da narrativa. Para isso, a experiência 360 graus que coloca cada indivíduo dentro da história virtual é fundamental. Além disso, face à qualidade da tecnologia atual, também é possível que exista uma grande interação com o ambiente virtual, até possibilitando caminhos narrativos personalizados a cada um. Outra característica é a possibilidade de misturar elementos digitais com os reais do mundo que rodeiam o utilizador.

Toda esta sensação de fazer parte de uma narrativa virtual, mas que simula o real, intensifica substancialmente as ligações emocionais e de empatia com o ambiente virtual, permitindo um grande envolvimento com o que poderá vir a ser a história idealizada.

Acessibilidade a esta Tecnologia

Atualmente, praticamente todos os utilizadores de internet têm os seus computadores e os seus smartphones. Por isso, é importante que todas as narrativas sejam desenvolvidas para ambos os dispositivos, pois apenas dessa forma existirá um maior envolvimento do público.

Caso exista uma narrativa destinada apenas para um desses equipamentos, a história não terá a mesma qualidade e recepção por parte dos utilizadores. Isso causará alguma insatisfação por parte do público, não conseguindo gerar a curiosidade necessária para participar e interagir com o conteúdo criado.

Exemplos de Narrativas Imersivas

O storytelling imersivo tornou-se uma excelente ferramenta para aqueles que pretendem contar as suas histórias e experiências de forma mais emocionante e espetacular. Face a isso, várias indústrias começam a adotar esta tecnologia:

  • Simuladores de Treino: atletas e desportistas de alta competição não necessitam de ambientes perigosos. Podem começar a testar as suas aptidões em ambientes realistas, mas totalmente virtuais e seguros;
  • Filmes e Histórias interativas: vários tipos de entretenimento visual permite que o público tome decisões importantes para o desenrolar da história;
  • Arquitetura e Imobiliárias: com uma imersão completa, o setor da construção pode utilizar esta tecnologia para colocar os seus clientes num ambiente completamente virtual, mas que simula o que procuram;
  • Museus e Arte: já não é necessário sair de casa para visitar alguns museus internacionais. Apenas com a realidade virtual, pode-se sentir à frente de obras icónicas;
  • Jogos: a interação com personagens e a exploração de mundos virtuais torna-se possível com a introdução da realidade virtual. Os jogadores sentem que fazem parte ativa da história.

Apesar de falarmos de uma tecnologia com bastante futuro e vantagens para a população e para as empresas, o seu custo de implementação é bastante alto. Dessa  forma, nem todos têm a oportunidade de ter determinados equipamentos para uma narrativa imersiva de qualidade. Posto isto, ainda existem alguns desafios que vão ter de ser ultrapassados para que a narrativa imersiva entre no mercado global.

 

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